libreplanet-br-es

Re: [lp-br-es] [lp-br-sp] Chromebook Series 5 500 com libreboot/coreboot

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: [lp-br-es] [lp-br-sp] Chromebook Series 5 500 com libreboot/coreboot sem blobs? Outras opções?
Date: Thu, 8 Oct 2015 17:27:25 -0300

On Thu, Oct 08, 2015 at 03:06:47PM -0400, Sergio Durigan Junior wrote:

> Tenho um Acer C720P (Intel Haswell, 2 GB RAM, 32 GB SSD).  Não foi fácil

Que tipo de SSD? E o barramento? Dependendo, pode ser a coisa mais
proprietária que tem na máquina.  :-\

Claro que o mesmo se aplica a pendrives. O problema todo é o FTL (Flash
Translation Layer) que costuma ser feito por um controlador
proprietário.

Felizmente, há gente trabalhando nisso:
http://lwn.net/Articles/615341/
http://www.redhat.com/archives/dm-devel/2014-March/msg00115.html
http://www.openssd-project.org/wiki/The_OpenSSD_Project

Infelizmente, em dispositivos produzidos em massa tão baratos, como
pendrives, dificilmente veremos algo livre competindo no mercado de
pendrives. Por outro lado, se encontrar um computador ligado direto a um
MMC, sem controlador FTL no meio, o host pode fazer o trabalho do FTL, o
que consome CPU, mas é mais livre. :-)

O princípio vale para várias tecnologias. Diferente do que alguns dizem,
quando o "trabalho" fica para um "dispositivo eletrônico" "caixa preta",
é "hardware" mesmo, então não há porque classificar como livre e não
livre, certo? Errado. Melhor quando pode ser feito por software, assim
há como fazermos com software que pode ser usado para qualquer fim,
redistribuído, modificado e ter suas modificações compartilhadas.

Cascardo.