libreplanet-br-es

Re: [lp-br-es] [lp-br-sp] Navegadores respeitosos existem?

From: Ricardo Panaggio
Subject: Re: [lp-br-es] [lp-br-sp] Navegadores respeitosos existem?
Date: Tue, 29 Aug 2017 13:43:36 -0300

On 29/08/17 12:58 PM, Raniere Silva wrote:

> Pelo que eu entendi, o problema está na web e ao invés do navegador.
O problema nunca está só na ferramenta. O mundo está errado, mas não dá
pra mudar o mundo de uma vez.

A ferramenta é o caminho pra mudar o mundo. Quem ganhou o Browser Wars
anos atrás não foi o Firefox ou a Mozilla, foi a Web. Os padrões
venceram. Estamos vivendo outra guerra, vou chamar essa de Privacy War.
E nessa, não tem ninguém lutando do lado que precisa. Está todo mundo do
lado negro da força. Precisamos então de alguém pra ser o arauto da boa
notícia. Algo que mostre que dá pra viver em paz e com privacidade sem
perder nada que não valesse a pena perder.

Essa é uma guerra muito pior que a anterior, e por isso estou com ainda
mais preocupado. Estive no front da outra, senti o gosto da vitória para
o mundo. Mas nessa, já estou sentindo o sabor amargo da derrota antes
mesmo de as pessoas perceberem que isso está rolando.

> Você precisa de várias extensões para bloquear o que a página que está
> carregando quer fazer. Uma opcão seria usar um browser minimalista que
> só carrega o HTML e para qualquer outro conteúdo ele precisa de permissão.

Essa sua sugestão é a mesma coisa que falar pras pessoas que o único
método contraceptivo e de proteção contra doenças sexualmente
transmissíveis é fazer sexo com uma camisinha que não te deixa ter
prazer. Também conhecido como ninguém vai usar nunca.

Isso torna a navegação impossível pro usuário comum. A gente tem que
lutar para que possa existir um jeito de navegar com pouca perda e com
proteção. Eu uso outras ferramentas além das que listei, que fazem isso
que você falou. Porque no meu caso, eu não me importo de perder meu
prazer. Mas essas que listei são as camisinhas que podemos oferecer e
que vão dar proteção. Com uns furos (e esse é o intuito do e-mail,
tapá-los), mas com proteção.

> Eu iria sugerir o Gnome Web mas na minha visão o projeto Gnome também
> quer se tornar a próxima Apple.

Nunca usei, mas pelo que conheço dele ele cai na categoria do Midori:
falta muita coisa pra você ficar protegido. Talvez implementar essas
proteções nesses navegadores seja a opção, mas eu estou perdido nessa,
por isso vim buscar uma luz.

--
Ricardo Panaggio