libreplanet-br-es

Re: [lp-br-es] [lp-br-sp] Navegadores respeitosos existem?

From: Ricardo Panaggio
Subject: Re: [lp-br-es] [lp-br-sp] Navegadores respeitosos existem?
Date: Tue, 5 Sep 2017 15:36:10 -0300

On 03/09/17 12:54 PM, Sergio Durigan Junior wrote:
> Só pra complementar, hoje eu encontrei esse tal de "Brave New Browser":
>
>   https://www.brave.com/index/
>
> À primeira vista ele me pareceu interessante.

Pra mim também pareceu a primeira vista, mas como era projeto Brendan,
ex-Mozilla, eu fiquei rápido sabendo dos podres. A maior parte pode ser
encontrada aqui[1].

A ideia de monetização do navegador é "substituir ads das páginas por
ads que ele vai gerar, protegendo o usuário e tal". Dá pra acreditar
numa empresa dizendo isso, principalmente quando o assunto é propaganda
na internet?

Além disso, ele ainda está muito cru. Toda a proteção que a gente
poderia conseguir com extensões pra Firefox e Chromium (ou derivados)
simplesmente não existe. Até coisas simples como limpar cookies não
existia até pouco tempo atrás (não sei se já existe).

Talvez um fork dele no futuro seja possível, pra aproveitar suas
features e remover o que é ruim. Até lá, acho que vale apenas observar.

[1]: https://github.com/nylira/prism-break/issues/1566

--
Ricardo Panaggio