[lp-br-sp] Firefox OS & perguntas incômodas

From: Sergio Durigan Junior
Subject: [lp-br-sp] Firefox OS & perguntas incômodas
Date: Thu, 13 Dec 2012 03:48:10 -0200

Olá pessoal,

Ontem, durante uma discussão em nosso canal #lp-br-sp, eu estava
conversando com o Ricardo Panaggio sobre como o Firefox OS lida (ou
pretende lidar) com a questão de blobs binários no kernel.  Até onde eu
entendo dessas arquiteturas (e também até onde eu entendi da palestra do
Panaggio!), o Firefox OS também é baseado no kernel Linux (não sei se
com as mesmas coisas que o Android colocou em cima...).

Como eu estou longe de ser um expert em mobile, e também não tenho
contato direto com a Mozilla, o Panaggio prontificou-se a enviar alguns
emails perguntando essas coisas, compiladas numa lista.  Portanto, tomei
a liberdade de começar essa thread pra listarmos algumas questões que
possivelmente podem fazer parte dessa lista.

1) Pergunta óbvia: qual a posição da Mozilla a respeito dos blobs
binários/proprietários que hoje são parte quase indivisível do Android?
[Talvez não valha a pena colocar essa pergunta...]

2) A Mozilla pretende utilizar esses blobs no Firefox OS?

3) Caso a resposta pra pergunta (2) seja afirmativa, a Mozilla pretende
tentar influenciar as empresas que hoje disponibilizam apenas os blobs
binários, para que elas passem também a liberar o código sob uma licença
livre?  Como a Mozilla pretende fazer isso?

4) Se não me engano, a Mozilla está incentivando a produção de um
celular que vai rodar Firefox OS out-of-the-box (corrija-me, Panaggio).
Esse celular também vai precisar desses blobs binários?

Bem, completem e corrijam como quiserem.  Acho que essa já pode ser a
primeira "iniciativa" do grupo :-).

Falou!