Re: [lp-br-sp] Config mutt + fetcmail + procmail + msmtp

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Config mutt + fetcmail + procmail + msmtp
Date: Sun, 16 Dec 2012 01:44:06 -0200

Opa,

Antes de mais nada, você iniciou uma nova thread respondendo o meu
e-mail sobre o encontro que rolou na sexta passada :-).  Isso é
conhecido popularmente como "thread hijacking", e em algumas (todas?)
listas é considerado algo ruim hehe.

Dê uma olhada no raw da sua mensagem, e veja o campo "References:".  Ele
vai estar assim:

Esse é o campo que todo leitor (decente) de e-mail utiliza pra organizar
as coisas em threads.  Numa nova thread, esse campo obviamente não deve
existir.  No Gnus, eu simplesmente tenho que digitar "m" para começar a
escrever um novo e-mail (i.e., sem referências a nenhuma outra
mensagem).  Dê uma olhada sobre como fazer isso no mutt.

On Friday, December 14 2012, Raniere Silva wrote:

> 1. Quais as vantagens (e desvantagens) de utilizar o procmail para organizar
> os emails em vários maildir ao inves de apenas um?

Não entendi a pergunta.  Você vai baixar e-mails de várias contas, e
quer unificar tudo num maildir só?  Ou você está querendo saber sobre a
diferença entre maildir e mbox?

Se for a primeira opção, eu teria que procurar mais, não sei de cabeça
um jeito simples de fazer isso (e acho que ficaria meio desorganizado se
não for feito decentemente).

Se for a segunda opção, a diferença é que o maildir (como o próprio nome
diz) é um formato de armazenamento de e-mails que utiliza uma estrutura
de diretórios, com cada dir representando uma pasta no servidor, e
dentro de cada diretório ele cria um arquivo para cada e-mail.  O
formato é meio complexo à primeira vista, mas existem algumas RFCs que o
definem, vale a pena ler.  Já o mbox é um formato mais antigo e simples:
ele cria um arquivo único, e coloca todos os seus e-mails lá.  Também
existem RFCs que o definem, caso queira mais detalhes.  O problema do
mbox é que ele é propenso a falhas no acesso simultâneo, e se o arquivo
truncar você perde vários e-mails (ao invés de um só).  Moral da
história: eu recomendo fortemente maildir.

> 2. Se estiver utilizando vários maildir, como faço para os emails que eu
> enviar serem incluidos no respectivo maildir?

Não entendi essa pergunta.  Você precisa definir melhor o que são
"vários maildir".

> 3. É possível que todos os emails seja recebidos em um dado maildir e somente
> depois de lido ele ser enviado para outro?

Você quer mover e-mails entre contas diferentes, é isso?  Inicialmente
acho que é possível sim, mas dependendo da sua configuração pode vir a
ser bastante complexo.  Não tenho certeza do que você realmente quer
fazer, então prefiro não emitir mais opiniões.  Vou esperar sua resposta
pra tentar entender melhor o problema.

Falou,