Re: [lp-br-sp] Firefox OS & perguntas incômodas

From: panaggio
Subject: Re: [lp-br-sp] Firefox OS & perguntas incômodas
Date: Wed, 26 Dec 2012 09:59:59 -0800

> Como eu estou longe de ser um expert em mobile, e também não tenho
> contato direto com a Mozilla, o Panaggio prontificou-se a enviar alguns
> emails perguntando essas coisas, compiladas numa lista.  Portanto, tomei
> a liberdade de começar essa thread pra listarmos algumas questões que
> possivelmente podem fazer parte dessa lista.
>
> 1) Pergunta óbvia: qual a posição da Mozilla a respeito dos blobs
> binários/proprietários que hoje são parte quase indivisível do Android?
> [Talvez não valha a pena colocar essa pergunta...]

Acho que vale sim. Existe uma vontade da Mozilla de não depender do
Android. Logo, talvez haja também uma vontade de fazer diferente. É bom
saber, então acho bom perguntar.

> 2) A Mozilla pretende utilizar esses blobs no Firefox OS?

Essa pergunta, se for apenas pra ter uma resposta booleana, não precisa
ser feita: a resposta é sim. Os devices suportados pela comunidade hoje,
AFAIK, usam os kernels dos devices, com blobs. Mas seria conveniente saber
a posição da Mozilla para os devices dela (pergunta 4), e de como pretende
agir para os devices suportados pela comunidade. Incentivar o uso do
Replicant, sempre que possível, ou mesmo incentivar o desenvolvimento de
novos drivers, seria interessante. Alguma ideia de como colocar tudo isso
numa nova pergunta?

> 3) Caso a resposta pra pergunta (2) seja afirmativa, a Mozilla pretende
> tentar influenciar as empresas que hoje disponibilizam apenas os blobs
> binários, para que elas passem também a liberar o código sob uma licença
> livre?  Como a Mozilla pretende fazer isso?

Ótimo pra mim. Clara e objetiva.

> 4) Se não me engano, a Mozilla está incentivando a produção de um
> celular que vai rodar Firefox OS out-of-the-box (corrija-me, Panaggio).

Correto.

> Esse celular também vai precisar desses blobs binários?

Ótima pergunta também.

Além disso, tem outros pontos que eu acho que seria conveniente perguntar.
Revisem essas perguntas também, por favor:

5) Recentemente foi anunciado que o Firefox para Android (e
consequentemente no Firefox OS) vai suportar H264, um formato de vídeo que
a Mozilla tinha se posicionado contra por diversos motivos. Essa é uma
posição definitiva? Se sim, o que a Mozilla fará para resolver os
problemas com esses padrões levantados anteriormente pela própria Mozilla?

6) Para suportar esse formato no Firefox para Android, o Gecko vai
utilizar uma lib do Android para decodificação (libstagefright). Há
software proprietário envolvido com essa lib, certo? Há algum plano da
Mozilla para contornar isso de alguma forma?

7) Talvez haja mais software não livre envolvido no Firefox OS que não
seja do meu conhecimento. Onde ele está? A Mozilla tem interesse de se
livrar desses softwares? Há alguma previsão ou planejamento para que isso
seja feito?

Parte dessas perguntas talvez valha a pena eu fazer em alguns canais, para
tirar os pedaços técnicos delas. Fico feliz se me ajudarem a separar o que
deveria ficar na lista de perguntas para a Mozilla dessas que eu deveria
fazer para desenvolvedores. Isso provavelmente vai ajudar a lista de
perguntas da Mozilla chegar nas mãos certas.

[]s
Ricardo Panaggio