Re: [lp-br-sp] Usenet vs Mail List vs Feed (RSS/Atom)

From: Ivan Sichmann Freitas
Subject: Re: [lp-br-sp] Usenet vs Mail List vs Feed (RSS/Atom)
Date: Thu, 24 Jan 2013 15:50:02 -0200

On Thu, Jan 24, 2013 at 03:36:46PM -0200, Raniere Silva did gyre and gimble:

Eu reparei que alguns newsgroups parecem ser espelhos de lista de email e
outros de feeds. Eu queria saber se isso é comum e se quais as diferenças entre
newsgroup e lista de email.

Sim, isso é comum. Sites como o gmane atuam como gateway entre lista de
email/newsgroup usenet.

Diferenças:
 - Programa e protocolo utilizados
 - Retenção: em geral mailing lists são permanentes, já newsgroups são
   retidos por um tempo em servidores, e deletados após algum tempo.
 - Não existe "inscrição" em newsgroup usenet, no sentido que basta dar
   pull das mensagens do grupo de um servidor (não existe nenhum tipo de
   cadastro, tanto para receber ou enviar, por isso muitas pessoas não
   usam email/domínio válido na usenet).
 - Existem coisas que, só existem (ou existiam) por lá. Hoje com o
   google groups eu imagino que existam "mirrors" em forma de mailing
   list de quase tudo.

Sem contar que usenet é muit mais roots, underground e divertido =).

--
Ivan Sichmann Freitas
GNU/Linux user #509059