[lp-br-sp] Blogspot e coerência (consulta)

From: Sergio Durigan Junior
Subject: [lp-br-sp] Blogspot e coerência (consulta)
Date: Sat, 09 Mar 2013 01:47:28 -0300

Opa.

Meu irmão tem um blog de futebol no Blogspot (Google).  Ele posta com
frequência, investiu grana pra deixar o blog legal, etc.  Não está
tirando dinheiro com o blog, mas gosta muito de colocar coisas lá e eu
dou total apoio.

O blog tem uns 2 anos e pouco, e está ficando conhecido no meio de
análise tática, etc.  Todo o conteúdo que ele posta é de autoria
própria, e quando ele posta algo de outra pessoa, ele cita a fonte.  No
entanto, recentemente ele descobriu 2 casos de plágio: um outro blog
pegou 2 posts dele e copiou tudo (inclusive imagens) literalmente, sem
dar o crédito.  Meu irmão deixou um comentário pedindo que o cara desse
o crédito (ele não se importa de ter os textos utilizados por outros
blogs, claro), mas não surtiu efeito.

Moral da história: depois de procurar meios de resolver isso, vi que o
Google disponibiliza um formulário pra relatar abusos de copyright
(aparentemente usando a DMCA como pilar nos EUA, se bem que no Brasil a
lei não tem validade).  Enfim, encontrei casos de blogueiros brasileiros
que preencheram o formulário e tiveram a requisição atendida, i.e., o
plágio foi tirado do ar e o outro blogueiro sacana foi notificado.

Pensei em usar esse mecanismo, mas fiquei pensando na coerência disso.
Tenho todas as restrições em relação às leis de copyright (apesar de
sempre ter defendido o direito autoral), e acho que apelar pra DMCA
nesse caso é como criticar uma religião mas ir à missa quando está
doente pra pedir milagre.  Posso estar absurdamente errado nisso.
Sinceramente, vou dar um prazo de alguns dias e se eu não encontrar
outra solução, vou sugerir que ele preencha o formulário mesmo.

Qual a opinião de vocês?  Aliás, estava me perguntando: e se o blog dele
fosse "independente", i.e., ele mesmo pagasse o hosting (como eu faço
com o meu)?  Nesse caso, é causa perdida?  Bem, se alguém plagiar meu
blog, eu sinceramente não tenho a menor idéia do que poderia ser feito
(daria pra entrar na justiça com base em copyrights também, mas aí
cairia no mesmo caso de cima).