Re: [lp-br-sp] Blogspot e coerência (consulta)

From: Douglas Drumond
Subject: Re: [lp-br-sp] Blogspot e coerência (consulta)
Date: Sat, 9 Mar 2013 08:42:56 -0300

2013/3/9 Sergio Durigan Junior <address@hidden>

> Opa.
>
> Meu irmão tem um blog de futebol no Blogspot (Google).  Ele posta com
> frequência, investiu grana pra deixar o blog legal, etc.  Não está
> tirando dinheiro com o blog, mas gosta muito de colocar coisas lá e eu
> dou total apoio.

Faz um jabazinho aí, diz o endereço do blog do seu irmão ;)

> Meu irmão deixou um comentário pedindo que o cara desse
> o crédito (ele não se importa de ter os textos utilizados por outros
> blogs, claro), mas não surtiu efeito.

Mesmo Creative Commons precisa de atribuição (exceto CC0), seu irmão está certo.

<Segundo e-mail:>
> Mas depois de pesquisar um pouco mais, eu vi que a DMCA contempla não só
> copyright, mas direito autoral também.

Sempre achei que fosse a mesma coisa.

> E o caso que eu relatei é
claramente uma violação de direito autoral (o que, pra mim, não
constitui nenhuma incoerência se eu defender).  Então a moral da
história é que eu posso (e vou!) sugerir ao meu irmão para que licencie
as coisas usando Creative Commons,

Creative Commons permite a cópia, mas (exceto CC0) exige atribuição, o que ainda
daria crédito p/ seu irmão e eu acho justo ele receber créditos pelo que produz.
Se ele não quiser que modifique, ainda pode escolher no-deriv. Como Stallman, ele
permite a cópia dos textos, mas não a modificação, para que a opinião dele não seja tomada
fora de contexto ou modificada para sugerir algo que ele não sugeriu.

Parece uma boa solução.

--
Douglas Drumond
http://drumond19.com