Re: [lp-br-sp] HackNight - pump.io

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] HackNight - pump.io
Date: Thu, 23 May 2013 00:39:42 -0300

On Saturday, May 18 2013, I wrote:

> A gente vai se encontrar às 15h no IC-3/UNICAMP.  Infelizmente só é
> possível a entrada de pessoas com RA, mas se você não for aluno e quiser
> participar, dê um toque na lista que tentaremos ver um jeito pra você
> entrar :-).

Minhas impressões sobre o Hacking Night.

Infelizmente, não conseguimos fazer absolutamente nada no cliente que eu
utilizo (identica-mode, no Emacs).  A culpa disso foi, na minha visão,
por conta do jeito que o pump.io está sendo desenvolvido.

Tem um tal de Activity Streams que é um padrão que o pump.io
implementa.  IMO ele dificulta enormemente a compreensão do sistema, mas
isso é porque eu sou newbie.  Além disso, o pump.io efetua todas as
requisições usando OAuth, o que aparentemente é mais seguro.  No
entanto, isso também adiciona mais uma camada pra tratar nas requisições
web.

Depois de quebrar a cabeça tentando modificar o identica-mode pra enviar
uma requisição dummy a um servidor genérico do pump.io (sem sucesso,
pois recebíamos um erro de volta), tentamos usar o console do browser
pra fazer isso de maneira mais simples.  Ainda assim, continuávamos
recebendo um erro (dessa vez, dizendo simplesmente que estava faltando
algum parâmetro na requisição, sem especificar o que exatamente).
Desistimos, porque quando fomos tentar "depurar" o que estava
acontecendo (com o tcpdump/wireshark), vimos que a requisição precisava
ser feita em https, i.e., criptografada.  Sem chance de ver o que estava
dentro...

Fazia muito tempo que eu não brincava com coisas web (muito mesmo), e eu
achei que as tecnologias ficaram muito complicadas!  Não entendi metade
das siglas que vi durante nossos estudos, e o próprio código do pump.io
(escrito em javascript/node.js) é quase indecifrável pra mim.  Além
disso, vimos que a interface web tinha alguns bugs (coisas simples, nada
preocupante), e que cada "post" no pump.io pode ter formatação, tipo
negrito, itálico, fonte, etc. (desnecessário, e mais um fator
complicador, IMO).

Bem, é isso aí.  O identi.ca já anunciou que vai fazer o switch pro
pump.io no dia 1 de junho.  Meu cliente (e o de todo mundo,
aparentemente) vai quebrar, porque não tem suporte.  Acho que o que vai
acabar acontecendo é que o pessoal vai cada um pra um lado, e esse
negócio de rede federada não vai dar em nada, pelo menos num futuro
próximo.  E digo mais: se alguém subir um Statusnet minimamente decente
a la identi.ca (a FSF faz isso, mas só pros membros dela), o povo vai
usar ele, e dane-se pump.io :-).  É isso que eu vou fazer, pelo menos!

Falou,