[lp-br-sp] Problemas com e-mails na lista

From: Sergio Durigan Junior
Subject: [lp-br-sp] Problemas com e-mails na lista
Date: Sat, 25 May 2013 02:50:31 -0300

Opa,

Apenas pra dar um feedback, as 11 mensagens que chegaram hoje na lista
tinham sido classificadas como spam pelo filtro que o servidor do
gnu.org está usando.  Um dos sysadmins respondeu meu request dizendo que
ele fez algumas modificações e agora as coisas devem ser ficar OK.

Thiago, apenas a título de informação, ele disse isso sobre suas
mensagens:

    Please note that the messages from address@hidden were
    detected as spam by our bayesian filter, and some of them were also sent
    from IP addresses in the mailspike RBL. So for that sender, mail may
    still get stuck in the quarantine. Maybe he could write mail that looks
    a bit less like spam :)

O primeiro problema (detecção pelo filtro bayesiano) é "resolvível"
usando algumas técnicas que a gente já discutiu no canal: tente enviar
e-mails multipart (plain/text), que não sejam apenas reproduções puras
das notícias.  Aliás, uma coisa que eu sempre faço: quando quero enviar
alguma notícia, eu envio apenas o link dela, com algum comentário se eu
achar pertinente.  O e-mail fica bem mais limpo assim, e quem quiser ler
a notícia vai clicar no link de qualquer jeito :-).

O segundo problema (IP em blacklist) é um pouco mais complicado.  Você é
a única pessoa que eu conheço que utiliza o BOL, e eu lembro vagamente
de um problema ou outro a respeito da utilização do BOL por spammers.
Não consigo pensar em alternativas pra te dar, a não ser pra usar um
outro servidor de e-mails...  Mas quem tem que escolher isso é você,
claro.

Esse negócio de spam é complicado mesmo.  Espero que agora dê tudo
certo.  Se alguém notar que sua mensagem não chegou na lista depois de
um tempo considerável (1 dia, pelo menos), pode mandar um e-mail em off
que eu vejo com os sysadmins.

Falou!