Re: [lp-br-sp] Projeto Jovens Hackers

From: capi etheriel
Subject: Re: [lp-br-sp] Projeto Jovens Hackers
Date: Sun, 16 Jun 2013 13:51:38 -0300

2013/6/15 Sergio Durigan Junior <address@hidden>
Dei uma lida no texto.  Acho a idéia louvável, mas eu me incomodei um
pouco com uma coisa que tenho visto bastante ultimamente.  O pessoal tá
bombando o conceito "hacker", mas só pensam em web.  É web pra cá, web
pra lá.  Tudo bem, tem que ter web, mas vamos ser sinceros, se você quer
formar hackers é preciso dar a chance de eles pelo menos poderem
escolher se querem mexer com web ou com outras coisas (sim, estou
pensando em baixo nível a princípio, mas não precisa ser só isso,
definitivamente).

É que as coisas mais instigantes pra se ensinar costumam envolver dados, interfaces e representações... e a web é ótima e fácil pra tudo isso. A imaginação do computador está se dando dele pra rede, pra fora e não pra dentro. Tem que iluminar essa caixa preta, mas tem que ser instigante ao mesmo tempo. Acho que uma coisa instigante é usar sensores como input de dados e fazer uma leitura deles. Por exemplo, fizemos um theremin no Tarrafa usando Arduino e Python ou a linguagem do Arduino e isso é muito instigante, abre pra imaginar outras coisas e tb pra fazer música :)

Tenho certeza de que vc é capaz de imaginar projetos mais instigantes do que eu, que não tenho muita experiência fora da web. Se algum deles couber numa Rodada Hacker (isto é, for possível de executar em umas 6h) eu acho que podia rolar na Rodada Hacker Campinas ou na Rodada Hacker São Paulo (que está aberta http://rodadahacker.com/inscricoes)

--
Capi Etheriel
Desenvolvedor e Designer para Web