Re: [lp-br-sp] Software Freedom Day - Free Software Foundation Europe -

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: [lp-br-sp] Software Freedom Day - Free Software Foundation Europe - Supplies
Date: Wed, 19 Jun 2013 08:59:52 -0300

On Wed, Jun 19, 2013 at 12:42:15AM -0300, Sergio Durigan Junior wrote:

> [...]
> discutirmos isso ao vivo :-).  Mas não faz mal.
>
> Antes de falar mais: eu não vou considerar a SECOMP na discussão.
> Definitivamente não acho a SECOMP um bom evento, rola muita coisa de
> mercado, pouquíssima de software, e nada de liberdade.  Além disso, o
> "evento" pré-SECOMP que foi organizado recentemente (sobre "privacidade
> na internet") foi pior que lastimável.  Não sei se você chegou a ler a
> troca de e-mails que rolou na lista sobre ele, mas se não leu,
> recomendo.  Então, da minha parte, eu sou totalmente contra juntarmos o

A idéia de fazer na mesma semana da SECOMP é aproveitar que os
auditórios e tudo o mais já está reservado, e que os alunos da
computação estariam liberados. Eu acho que se deixarmos claro em nossa
divulgação de que se trata de outro evento (ter credenciamento separado
também ajuda), e, principalmente, abrirmos pra muito mais pessoas
(principalmente o SFD), a gente evita associar nossas idéias às idéias
da SECOMP.

Aliás, foi por isso que eu disse casar os 3 eventos, sem perder o foco
nos 2 que importam. Também acho que podemos fazer uma reflexão se não
devemos cada vez mais participar de eventos como a SECOMP pra fazer
frente ao que mais aparece por lá.

> Mas continuando (apenas a respeito do SDF e do evento de baixo nível)...
> Bem, depois que o Panaggio me falou da idéia dele, eu fiquei um tempo
> pensando a respeito.  O grande problema é isso mesmo que você mencionou:
> são eventos com temáticas diferentes, apesar de cobrirem coisas de SL.
> Então, pelo menos de início, eu não acho legal unirmos os dois.  Eu
> pensei em algumas coisas (absurdas ou não) pra essa questão:

O que tenho conversado com o Leonardo Garcia, que está em contato com o
professor Rodolfo são as seguintes idéias (vou colocar como cada um via
e como eu sugeri que fosse, desculpe a confusão):

1) O Leonardo Garcia havia pensado em uma quinta e sexta, com palestras
expositivas em um único grande auditório.

2) Eu rebati que a idéia não é de ter palestras expositivas como
principal formato, mas ter grupos de interesse se encontrando em salas
menores para discutir seus tópicos. Acesso a pontos de energia elétrica
e rede são essenciais. O sábado seria o melhor dia, pois permite que
mais pessoas de fora da região de Campinas e com compromissos de
trabalho durante a semana possam comparecer.

3) O formato sugerido no final, portanto, seriam palestras expositivas
durante a sexta, até pra atender à necessidade do público de estudantes
da Unicamp, e os grupos de interesse no sábado.

Veja que isso conflita com a sua segunda opção. E casa melhor com a
primeira opção. Talvez se definíssemos intervalos para as discussões que
permitissem que os desenvolvedores do Upstream pudessem participar de
eventos chaves do SFD, resolveríamos o problema.

Alguma idéia do formato do SFD, pra gente tentar casar as coisas?
Install Fest, palestras, o que mais?

Outra alternativa é buscarmos outra data pro Upstream.

Abraços.
Cascardo.