Re: [lp-br-sp] Software Freedom Day - Free Software Foundation Europe -

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Software Freedom Day - Free Software Foundation Europe - Supplies
Date: Wed, 26 Jun 2013 01:23:41 -0300

On Wednesday, June 19 2013, Thadeu Lima de Souza Cascardo wrote:

> [...]
> computação estariam liberados. Eu acho que se deixarmos claro em nossa
> divulgação de que se trata de outro evento (ter credenciamento separado
> também ajuda), e, principalmente, abrirmos pra muito mais pessoas
> (principalmente o SFD), a gente evita associar nossas idéias às idéias
> da SECOMP.
>
> Aliás, foi por isso que eu disse casar os 3 eventos, sem perder o foco
> nos 2 que importam. Também acho que podemos fazer uma reflexão se não
> devemos cada vez mais participar de eventos como a SECOMP pra fazer

Foi mal a demora em responder.

Não entendi muito bem sua proposta, então.  Fazer na mesma semana da
SECOMP é diferente de casar os 3 eventos, AFAIU.  Ou não?

Não me oponho à idéia de fazermos na mesma semana, de forma alguma.  Só
me oponho à idéia de juntarmos os 3 eventos "como se fossem 1 só", o que
pode (e vai) passar uma idéia errada pra quem é de fora.

Sobre a questão do lugar, essa ainda é uma incógnita...  Fizemos o
Document Freedom Day desse ano no CCUEC, e o Rubens foi super
prestativo, mas IIRC existiam restrições por lá e eles não podiam ceder
o espaço num horário não-comercial.  Como o SFD é sábado o dia todo,
acho que não vai rolar.  Uma outra opção é fazermos no IC-3,5.  O
Krisman falou que até Setembro a reforma já estará completa.  O problema
de fazer essas coisas na UNICAMP é que a rede (eduroam) só tá disponível
pra alunos, e é muito difícil convencer alguém a liberar acesso a gente
de fora.  Isso não é problema pro SFD, mas vai ser pro Upstream.

Enfim, (mais) uma coisa pra discutirmos.

> [...]
> mais pessoas de fora da região de Campinas e com compromissos de
> trabalho durante a semana possam comparecer.
>
> 3) O formato sugerido no final, portanto, seriam palestras expositivas
> durante a sexta, até pra atender à necessidade do público de estudantes
> da Unicamp, e os grupos de interesse no sábado.
>
> Veja que isso conflita com a sua segunda opção. E casa melhor com a
> primeira opção. Talvez se definíssemos intervalos para as discussões que
> permitissem que os desenvolvedores do Upstream pudessem participar de
> eventos chaves do SFD, resolveríamos o problema.

Entendi.  Legal, que bom que as duas idéias foram misturadas, eu achei
ambas boas e não ia gostar se o evento se focasse só em uma delas.

> Alguma idéia do formato do SFD, pra gente tentar casar as coisas?
> Install Fest, palestras, o que mais?

Inicialmente eu tinha pensado apenas em palestras.  Depois do nosso
último "fracasso" com Install Fest, eu realmente não estou querendo
bombar fazer outro.  Mas óbvio, se alguém do grupo (você?) quiser, eu
dou total apoio.

Conversando com o Panaggio um dia desses, ele sugeriu fazermos algo mais
ambicioso: um "Software Freedom Week", sendo o SFD um dos dias dessa
semana.  O Upstream ocuparia outros dois dias (sendo que um deles é
compartilhado com o SFD), e para os outros dias a idéia inicial é
chamarmos palestrantes de mais nome (eu inclusive já conversei com o
professor Stolfi, e ele aceitou).  BTW, não precisaríamos fazer uma
grade completa com várias palestras todos os dias; tendo pelo menos um
palestrante por dia, já dá pra chamarmos de evento :-).

A exceção à regra é o SFD e o Upstream: nesses eventos, vamos querer
fazer grade completa.

Então minha proposta pra é a seguinte.  Na sexta-feira, fazemos o
Upstream.  Durante a semana, vamos distribuindo palestrantes pra falar
sobre SL e os outros assuntos que já iríamos cobrir no SFD de qualquer
jeito.  E no sábado, a gente cede um pouco de cada lado: marcamos
palestras, mas deixamos um espaço grande (1h, 2h?) entre cada uma, de
modo que dê pras pessoas participarem das duas coisas.

Do modo que eu vejo, se formos fazer os 2 eventos simultaneamente, não
tem muito jeito de agradar a gregos e trojans.

> Outra alternativa é buscarmos outra data pro Upstream.

Achei legal a idéia de misturarmos as coisas.  Por mim, eu aceito
colocar mais um pouco de energia em cima pra tentar conciliar os dois
eventos.

Falou,