Re: [lp-br-sp] identi.ca, diaspora* e outros...

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] identi.ca, diaspora* e outros...
Date: Mon, 07 Oct 2013 21:37:40 -0300

On Monday, October 07 2013, edson duarte wrote:

> olá!

Dae!

> eu estou tentando começar a usar essas redes sociais livres mas eu
> realmente não consigo compreendê-las...

:-)

> no identi.ca, eu até hoje não consegui criar uma conta, sempre dá um erro
> misterioso, sendo que alguns serves pedem conta no openid... outra coisa
> que nunca consegui usar :/

Sem saber o erro fica difícil ajudar.  Mas apenas como um teste rápido,
eu criei uma conta fake em um dos vários servidores que o pump.io/tryit
te redireciona, e deu tudo certo.  Se quiser tentar, o servidor é o
<https://fmrl.me/>

> já no diaspora*, eu até consegui criar a conta mas não consigo acessar os
> outros "pods" alguém sabe como isso funciona? porque até agora me parece
> que só posso manter contato com quem está cadastrado no mesmo pod e, a não
> ser que esse seja o intuito, isso não faz o menor sentido para mim.

Nunca usei o Diaspora, infelizmente não sei como funciona.  Mas esses
softwares são todos feitos com o propósito de formarem redes
distribuídas, então eu me surpreenderia (negativamente) se você não
conseguisse utilizá-las desse modo.

Por outro lado, o administrador desses sites pode perfeitamente bloquear
ou desabilitar essa opção (o ex-StatusNet, agora GNU Social, por
exemplo, permite que você faça isso).

A moral da história é que o ideal é você mesmo subir suas próprias
instâncias de pump.io, Diaspora, StatusNet, etc.  Nem sempre o ideal é
possível, mas se você está usando esses serviços via o servidor de
outras pessoas, elas podem escolher o que habilitar ou não, e aí você
pode ficar "preso".

> então eu queria saber se alguém sabe de alguma outra rede interessante?

Eu parei de usar "rede social" há um tempo.  Eu usava o identi.ca quando
ele ainda rodava StatusNet, e achava legal.  Não curti muito o pump.io,
e nunca usei Diaspora nem equivalentes.

Se você se interessar, dê uma olhada no GNU Social.  Eles estão
revivendo o projeto usando o código do StatusNet como base, e um dos
caras que tá encabeçando é o Matt Lee, do LibreFM, um cara super gente
boa (mas que programa em PHP :-P).  Se você curte desenvolvimento web e
essas paradas, pode até ser um bom projeto pra começar a contribuir (e
eles estão precisando de gente)!

Falou!

--
Sergio