Re: [lp-br-sp] software livre em empresa júnior

From: edson duarte
Subject: Re: [lp-br-sp] software livre em empresa júnior
Date: Mon, 21 Oct 2013 14:42:38 -0200

entendo...

quanto as críticas do sergio... eu concordo rs
eu também já fiz essas críticas à diretoria e ouvi que a maior parte dos membros são desiludidos com o curso e por isso querem ficar brincando de empresários.

e sim, já encontro bastante resistência rs

mas quanto à ideia de ganhar dinheiro com software livre, esse não seria tanto o objetivo porque a missão principal do movimento de empresas juniores é a de desenvolver os membros, então mesmo que gastando um pouco de dinheiro, se os membros se sentirem satisfeitos com o desenvolvimento que tal produto relacionado com software livre está trazendo, o prejuízo pode ser minimizado e o produto se tornar permanente.

agora, referente aos pontos levantados:

o ponto 1 é bem complicado... porque o movimento de empresas juniores como um todo já tem uma cultura de utilizar o microsoft office com o google drive, porém na conpec temos alguns sistemas extras que estão em aberto e recentemente o redmine foi abandonado por conta de sua complexidade.
os sistemas extras são na maioria sites, que pelo que vi se forem refeitos será usando wordpress (algo sobre o qual só ouço falar, ainda não tive tempo de ver o que é).
então se vocês conhecerem alguma ferramenta que permita acessar os documentos no servidor sem ter muita cara de ftp para ver se é viável sair do google drive seria interessante...
quanto ao office, estou vendo se encontro mais umas 2 pessoas para refazermos os documentos modelo usando o libreoffice.
para os outros sistemas, eu nem tenho ideia de alternativas rs
foi procurado um substituto para o redmine e até agora o que está sendo cotado como substituto é uma ferramenta de gerência da PMI (instituto do PMBOK), que eles vão oferecer de graça em troca de uma parceria.

sobre os outros pontos, eu acredito que eles passam pelo problema de que os membros não possuem conhecimento para poder educar nem os clientes nem os desenvolvedores...

e uma alternativa que cheguei a pensar seria o de uma ferramenta web para gerenciar a empresa como um todo (e incluiria os sites que precisam de melhoria), os membros poderiam usar a ferramenta para avaliar os colegas, reportar suas atividades, registrar presença nas atividades obrigatórias realizadas na sede e receber o feedback de tudo isso sem comprometer a avaliação dos outros membros (porque o google drive não permite acesso à partes do documento, só aos documentos completos)...
o problema nisso é que eu não tenho ideia se já existe algo do tipo e se não existir, acredito que seria um projeto muito grande para ser feito apenas no próximo ano...

agora foi iniciado o processo de p&d e estou no projeto de pesquisa de uma ferramenta e/ou serviço e eu já levantei a ideia de pesquisarmos algo relacionado com software livre também, então o assunto já está em discussão.

agradecido,
---
edson duarte
+55 11 983 777 017
engenharia de computação - 2013
universidade estadual de campinas - unicamp

2013/10/21 Sergio Durigan Junior <address@hidden>
On Saturday, October 19 2013, edson duarte wrote:

> olá!

E aí?

> eu sou membro da conpec, empresa júnior (ej) dos cursos de computação da
> unicamp, e agora seria um momento interessante de criar um projeto para o
> próximo ano e, por isso, ando pensando em como alinhar a ej com os ideais
> de software livre mas eu tenho encontrado dificuldades em achar uma ideia
> interessante porque os membros da ej possuem pouco conhecimento de
> programação, de versionamento e gerenciamento de código e, principalmente,
> das filosofias por trás do software livre.

Antes de mais nada, minhas opiniões são baseadas na pouca experiência
que tive na CONPEC há vários anos atrás, e por conversas com bixos sobre
a CONPEC atual.

Primeiro, parabéns pela iniciativa!  É sempre legal ver alguém tentando
levar o SL a áreas novas e/ou diferentes :-).  Mas...

Confesso que quando penso na CONPEC, a primeira palavra que me vem à
cabeça é "gerente".  Eles sempre possuíram (e, pelo que ouvi do Krisman,
ainda possuem) um viés muito mais gerencial do que computeiro.
Inclusive, eu nunca entendi como uma empresa júnior de computação *não*
tem programadores, só gerentes!  Parece empresa júnior de administração
de empresas...

Dito isso, e do pouco que eu lembro do pessoal que costumava tocar a
empresa, eu acho que você vai encontrar uma resistência feroz a SL (ou
mesmo OS) aí dentro.  Como você mesmo disse, a galera não possui
conhecimentos "computeirísticos", e em geral está mais preocupada em
"gerenciar" coisas, o que fatalmente me leva a pensar que estão mais
preocupados com o paperwork do que com filosofias ou metodologias de
desenvolvimento.

Mas posso estar redondamente enganado, e se for o caso, desde já me
desculpo pela visão errada :-).

> por isso, eu comecei a pensar na graduação como um todo para que a ej
> contratasse os programadores freelancers para programar software livre nos
> projetos, mas o problema nesse caso é que a ej faz muitos sites e projetos
> de gestão muito específicos e eu não sei unir isso com software livre...

Pensando alto, alguns jeitos de se fazer isso:

1) Usar somente ferramentas livres pra desenvolver os projetos.
Eventualmente passar a contribuir com essas ferramentas de algum modo;

2) Educar os clientes a respeito do que é Software Livre, quais licenças
livres são indicadas, por que o projeto do cliente deveria ser livre;

3) Educar os próprios desenvolvedores/freelancers a respeito do Software
Livre;

4) Treinar os desenvolvedores/freelancers para darem suporte a
determinados Softwares Livres, e vender esse suporte.  Por exemplo, se
existe um software livre XYZ que pode ser usado por algumas empresas pra
realizar gestão, e se a CONPEC já tem experiência em desenvolver
softwares de gestão, então poderia haver um estudo pra que alguns devs
aprendessem mais sobre o software livre XYZ, de modo a oferecer suporte
a ele caso alguma empresa o esteja utilizando;

5) Efetivamente participar do desenvolvimento de algum Software Livre,
em nome da CONPEC (diretamente relacionado ao ponto 4);

6) Efetivamente desenvolver algum software livre que possa ser
utilizado por clientes, oferencendo o suporte a ele (i.e., o serviço
vendido é o suporte, e não o software).

> então gostaria de saber o que vocês pensam sobre isso e se teriam alguma
> ideia e/ou sugestão de como levar o software livre para a empresa júnior.

Não sei se as sugestões acima são factíveis ou não, mas podem ser um bom
ponto de partida pra uma discussão a respeito do tema.  Também não
conheço a realidade da CONPEC, mas acho que algumas sugestões não
dependem de (muitos) recursos financeiros, e daria pra implementá-las
mais facilmente numa empresa júnior.

No fundo, sua pergunta tangencia um ponto bastante discutido, que é
"como ganhar dinheiro com SL?".  Que dá, dá.  O problema é o grau de
comprometimento que as pessoas/empresas estão dispostas a ter.