[lp-br-sp] Serviços oferecidos no libreplanetbr. org

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: [lp-br-sp] Serviços oferecidos no libreplanetbr. org
Date: Wed, 11 Dec 2013 00:05:38 -0200

Ae, turma.

Só pra levantar uma discussão sobre a oferta de serviços pelo grupo.
Desculpem o email curto por ora, mas escrevo mais depois, quem sabe
sobre algumas outras mensagens? Acho que o importante agora é discutir e
refletir sobre o tópico.

Há vários anos, eu ajudo a administrar o jabber-br.org. Nunca oferecemos
serviço de email, apenas Jabber/XMPP. Adoraria pensar que parece óbvio
que, por se chamar jabber-br.org, seria apenas um serviço Jabber, mas é
incrível como muitas pessoas esperam que email funcione, ou gostariam
de, no mínimo, um redirecionamento, graças ao nosso "amigo" (da onça)
Google. Sua integração Chat/E-mail nunca foi padronizada a ponto de
permitir que outro domínio pudesse não oferecer e-mail, fazendo com que
os usuários esperem que todo domínio Jabber ofereça e-mail também.

(
É. Acho que não vou ser tão curto quanto esperava.
)

Quando oferecemos esse tipo de serviço a pessoas externas ao grupo, que
não compreendem a dificuldade de oferecer tal serviço, muitas
reclamações, solicitações e preocupações aparecem.

Por exemplo, é preciso se preocupar com uptime e downtime do serviço.
Pessoas querem recuperar a senha e, se não existe mecanismo automático para
tal, tudo fica muito complicado. Certificados expiram, pessoas esperam
privacidade, que às vezes, é difícil prometer, etc. Sem termos de
serviços, o que traz uma burocracia ao processo, é até difícil saber o
que os usuários podem ou não esperar, e o que é necessário cumprir.

Sem contar a escalabilidade, e os custos gerados. Por sorte, como nunca
provemos e-mails a terceiros, com raras exceções, sendo estas pessoas
bem próximas, armazenamento nunca foi uma preocupação. Mas certamente é
algo que geraria os maiores custos, se muitos usuários fossem permitidos
a este serviço.

Enfim, queria colocar um pouco da minha experiência, pra que possamos
refletir sobre como melhor oferecer esses serviços, a quem oferecer,
etc. Mas talvez mais importante é responder à pergunta: porque oferecer
esses serviços, e há forma melhor de agir por essas razões?

Abraços.