[lp-br-sp] Relato do MediaGoblin no servidor

From: Sergio Durigan Junior
Subject: [lp-br-sp] Relato do MediaGoblin no servidor
Date: Sun, 15 Dec 2013 14:42:40 -0200

E aí?

Instalei o MediaGoblin nesse fim de semana.  O endereço é
<http://media.libreplanetbr.org>.  Alguns fatos interessantes que
aconteceram...

A instalação em si não é difícil.  Apesar de ter tido que instalar mais
de 300 MB de pacotes (por conta de todos os codecs e tal), e de também
ter instalado tudo com virtualenv (ou seja, ele instala outro Python,
baboseira danada...), consegui subir o MG rapidinho.  Mas depois disso
começaram os problemas...

O MG trabalha com um esquema de "plugins".  Ou seja, se você quiser ter
suporte a vídeos no servidor, tem que habilitar o plugin que toma conta
disso.  Até aí tudo bem, é só alterar o arquivo de configuração e
reconstruir a base de dados dele.  Só que os problemas começaram quando
eu fui tentar fazer upload de um vídeo no formato OGV.  Simplesmente não
deu certo.  Depois de várias tentativas com vários arquivos diferentes
(obrigado ao dharc que ajudou nisso), descobri que vídeos em WebM e MP4
funcionavam.  Além disso, MP3 e OGG não rolavam também.  Comecei a ficar
desanimado :-/.

Os logs gerados tanto pelo MG quanto pelo Apache são bem crípticos.  Não
dava pra entender muito bem o que estava errado, e eu resolvi pedir
ajuda pra alguém no canal do projeto.  Demoramos 2 dias, mas descobrimos
que o problema acontecia na geração do thumbnail dos vídeos.  O
gstreamer capotava feio quando tentava fazer isso, mas o MG não se
tocava e tentava continuar o processo.  O outcome de tudo isso foi um
patch pro MG (que eu submeti há pouco) pra corrigir essa falha e dar um
fallback pra uma imagem de thumbnail padrão caso a geração do thumbnail
original falhe.  Agora está tudo funcionando OK.

Certo, agora sobre o consumo do MG.  Ele não é um programinha muito
leve.  E o jeito que ele é executado pelo Apache (através de FCGI)
também é algo que onera um pouco o servidor.  Ontem à noite, quando eu,
o dharc e o Krisman estávamos testando algumas coisas, eu vi o consumo
de RAM subir até uns 650 MB.  Dei um htop, vi vários processos do FCGI
do Apache, e esperei eles morrerem.  Agora, vejo o consumo em 250 MB.
Ou seja, se todos do grupo entrarem simultaneamente no MG e fizerem
upload de um arquivo, provavelmente o servidor capota :-).

IMO, não sei se compensa deixar o MG rodando.  A idéia é boa, e eu mesmo
tenho alguns vídeos de "tutoriais" do GDB aqui que queria subir pra
algum lugar não-YouTube, mas nós só temos 1 GB de RAM na VPS e ainda
queremos instalar várias coisas.  Talvez compense deixar pra depois, se
eventualmente nós possuirmos uma máquina melhor.  Até lá, eu sou a favor
de desabilitar o MG, pelo menos por enquanto.  Mas gostaria de opiniões.

Além disso, eu também acho que a experiência foi um sucesso parcial.
Aprendi a instalar e configurar o MG, e ainda geramos um patch pra
corrigir uma falha.  Portanto, valeu a pena :-).

Abraços,