Re: [lp-br-sp] Aplicativo para restaurantes da Unicamp

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Aplicativo para restaurantes da Unicamp
Date: Fri, 28 Feb 2014 20:25:49 -0300

On Friday, February 28 2014, edson duarte wrote:

> é livre sim, o código está no github e o link está na página da play store
> também:
> https://github.com/edsonduarte1990/reminders

Massa, eu só vi depois :-).

> e sim, eu pensei em só deixar no f-droid mas dei uma perguntada antes de
> enviar para a play store e como o aplicativo é voltado para leigos e
> estudantes só da unicamp, fica muito mais difícil achar um bom número de
> usuários que conheça o f-droid...

Entendo seu argumento, mas se você me permite, tem também o
contra-argumento: essas pessoas leigas nunca vão conhecer esses serviços
se ninguém fizer um esforço.  E esse esforço tem que começar do nosso
lado, que sabemos dos benefícios do SL.  Se nós não fizermos, acredite,
ninguém mais vai.

> antes de colocar na play store, eu estava deixando no servidor do ic e
> distribuindo com um link e o qr code pronto e pouquíssimas pessoas estavam
> interessadas em habilitar a opção de "fontes desconhecidas" :'(

Imagino.  Você pode tentar escrever um pequeno "tutorial" de como
instalar seu programa, e dizer que essa opção de "fontes desconhecidas"
pode ser habilitada e desabilitada de acordo com a vontade do usuário.
Acho que isso já desarmaria um pouco aqueles que estão com medo.

> o que estou pensando agora é colocar as atualizações no f-droid e assim se
> os usuários quiserem as versões atualizadas, eles vão para o f-droid... ou
> talvez nem assim vão =/

Pois é.  Não sei se você pretende fazer um site ou algo assim pra
divulgar seu programa, mas se o fizer, compensa colocar uma explicação
mais detalhada sobre o F-Droid, suas vantagens, etc.  O medo dos
usuários vem, em geral, por causa do desconhecimento.  E o melhor jeito
de combater isso é dando conhecimento (= poder) pra eles.

> e ainda tem a questão de a empresa júnior estar divulgando software livre,
> descobri que é muito difícil discutir sobre isso lá, e a conta na play
> store foi feita este ano e achei interessante que o primeiro aplicativo
> publicado fosse software livre, e agora todo membro que entrar vai saber
> disso.

Hmm, entendi.  Interessante seu modo de pensar, pode ser mesmo uma coisa
boa :-).  É um "mal" (i.e., usar a Play Store) que pode vir pro bem
(i.e., incentivar o uso de SL).

Bem, e agora que o aplicativo já está na Play Store, você pode decidir
mudar pro F-Droid (como disse acima), e colocar isso na própria página
da Play Store!  De certa forma, você vai estar usando os recursos do
Google "contra" eles.  Hackear o sistema é massa :-P.

> claro que posso estar errado e essas pequenas vantagens não compensarem
> pelas desvantagens =(

Bah, é difícil saber mesmo.  Não tem muita receita.  Mas de modo geral,
acho que o nosso norte tem que ser sempre o de incentivar a utilização
de SL e de soluções livres (tipo F-Droid).

Depois fala o que você decidiu!  Falou!