Re: [lp-br-sp] Aplicativo para restaurantes da Unicamp

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: [lp-br-sp] Aplicativo para restaurantes da Unicamp
Date: Sat, 15 Mar 2014 18:44:59 -0300

On Fri, Feb 28, 2014 at 07:36:49PM -0300, edson duarte wrote:
> olá!
>
> durante as férias desenvolvi um aplicativo de android para os estudantes
> terem lembretes do cardápio dos restaurantes da unicamp.
>
> está semana com ajuda da empresa júnior da computação, coloquei na play
> store e como sei que aqui na lista tem um pessoal da unicamp que não tem
> facebook, resolvi anunciar aqui também caso achem a ideia interessante.
>
> https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lostrealm.lembretes
>
> quaisquer críticas e sugestões seriam interessantes, principalmente
> [...]

Opa.

Faz um tempo que estou querendo postar esta mensagem, pra começar uma
discussão na lista.

Edson, nada contra você ou seu projeto. Pelo contrário, parabéns e
agradecimentos por escrever mais software livre.

No entanto, uma preocupação que não é exclusiva da questão Google Play
versus FDroid, que já foi bem discutida na lista.

Agora mesmo, incentivado a escrever pelo menos uma única frase pra
iniciar a discussão, pensei em escrever: "por que não GNU?".

A questão toda é: agora existe um software a mais no ecossistema
Android. Um software que não existe no ecossistema GNU. O movimento
oposto seria muito mais estratégico para o sistema GNU: um software a
mais pra GNU, que não existe para Android.

O que levanta duas questões. Se Android é mais popular que o GNU, ou
mais genericamente dizendo, se um sistema não-livre é mais popular que
outro livre ou um não-copyleft é mais popular que um copyleft, não
estaríamos reduzindo o alcance de um software livre ao optar por não
distribuí-lo em Android, mas somente em GNU? Esta questão, leva à
segunda: quando é estratégico oferecer um software livre em várias
plataformas, principalmente as mais populares?

Para a segunda pergunta, na minha opinião, é óbvio que quando o software
existe em um contexto de rede e padrões, o efeito de rede necessário
para beneficiar os usuários das plataformas livres indica que oferecer o
software em plataformas não-livres é benéfico. O que quero dizer com
isso? Que um usuário de software livre XMPP em uma plataforma livre vai
se beneficiar se puder adicionar contatos que utilizam plataformas não
livres.

Outros dois excelentes exemplos são o antigo OpenOffice [1] e o Firefox,
que desde longo tempo têm suporte primário à plataforma Windows. O
primeiro beneficiava usuários do mesmo software em outras plataformas ao
permitir que usuários de uma plataforma popular pudessem criar e abrir
documentos em um formato aberto, se favorecendo do efeito de rede. O
Firefox fez o mesmo com a Web, que era dominada por sites e até serviços
públicos que só funcionavam com o Internet Explorer. O sucesso destes
dois projetos pode ser questionado, mas não teriam falhado ainda mais
sem o suporte à plataforma Windows?

Uma das conclusões que poderíamos tirar é que padrões livres e abertos,
de preferência com mais de uma implementação, sendo pelo menos uma delas
livre, é extremamente importante para software que sofrem efeitos de
rede, como aqueles que utilizam redes de computadores ou manipulam
arquivos que são trocados entre usuários e outras entidades.

Pra mim, a principal dúvida quanto a esta segunda questão é onde está o
limite? Até porque o oposto poderia acontecer: um protocolo ou
funcionalidade muito popular estar presente em apenas uma plataforma
livre. Devemos mantê-la exclusiva às plataformas livres, como forma
estratégica de incentivar a adoção de tais plataformas?

Uma questão relacionada à primeira, talvez mais importante que esta, e
que foi apontada em emails anteriores nesta thread, é: a presença de um
software livre em uma plataforma não-livre não aumenta a visibilidade do
software livre? Não tenho uma resposta pronta pra isso. Mas acredito que
se o software não causa efeito de rede e não mostra em nenhuma interface
que é livre, e o que isso quer dizer, talvez não faça muito sentido.

Podemos é claro entrar na discussão sobre o que é efeito de rede. Quando
um usuário conta a outro sobre o tal software não estamos na presença de
tal efeito?

Mas de uma coisa tenho convicção: a ausência de um software livre em
uma plataforma livre como a plataforma GNU nos afeta negativamente em
relação à outra plataforma.

Abraços.
Cascardo.

[1] Eu prefiro LibreOffice, por ser um projeto copyleft, mas quis
colocar um exemplo em contexto histórico para demonstrar porque foi/é
estratégico suportar a plataforma Windows com esses software.