Re: [lp-br-sp] Apresentação sobre SL na conpec

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Apresentação sobre SL na conpec
Date: Wed, 02 Apr 2014 23:48:21 -0300

On Wednesday, April 02 2014, edson duarte wrote:

> Sergio:
> Hoje em dia não tenho mais esse problema hahaha

Hehe, imagino :-).  E eu sei que quando você era bixo, devia ter
vergonha de falar :-P.  Todo bixo tem!

> e assim, as 4 liberdades são auto-explicativas sim... mas até hoje elas me
> parecem mais ideais bonitos do que algo prático porque, tirando a liberdade
> zero, nunca tive a necessidade de pegar um programa pronto e modificá-lo
> para fazer algo diferente do proposto e ainda distribuir... e isso porque
> vivo fuçando pela internet... imagina o pessoal que nem esse tipo de
> curiosidade tem e usa o windows sem problema nenhum.

Hmm, entendi.  Engraçado, eu já usei vários programas bugados, e minha
primeira reação ao utilizá-los é: vou corrigir.  Isso só é possível
se o software é livre, e, apesar de a maioria das pessoas não exercitar
essa liberdade ativamente, elas (quando usam SL) a exercitam pelo menos
de modo "passivo", porque eu aposto que você usa vários softwares livres
que estão em constante evolução, e essa evolução só é possível de
maneira comunitária por causa das tais liberdades.

Uma coisa que eu gosto muito de falar é sobre a quantidade de softwares
livres que as pessoas usam no dia a dia mas nem percebem, e, por
consequência, a quantidade de pessoas que estão por trás desses
softwares, muitas vezes de maneira colaborativa e sem ganhar dinheiro, e
que fazem esses softwares serem o que são.

Tenho conversado muito com o Cascardo sobre vários assuntos correlatos.
Por exemplo, como os computeiros, mesmo aqueles que usam e são a favor
do SL, em geral não botam a mão na massa pra corrigir problemas de
softwares que eles usam.  Às vezes eles nem reportam bugs!  Precisamos
mostrar que a evolução do SL não depende de uma força externa e
desconhecida, mas sim de nós mesmos!  E uma das maneiras é "esfregar" na
cara das pessoas que elas usam muitos softwares livres, e que por isso
usufruem dessas liberdades todas que elas tanto torcem o nariz...

> portanto, elas são auto-explicativas mas distantes da realidade tanto dos
> usuários leigos quanto de grande parte da graduação de computação.

É complicado...  Na minha experiência, as pessoas só começam a tomar
consciência dessas coisas quando tem alguém perto delas falando sobre o
assunto de modo quase ininterrupto.  Falo por pessoas próximas a mim
que, só depois de me ouvirem por dias, semanas ou meses, *começaram* a
se tocar da importância do assunto.  Ou seja, sem querer desanimar, mas
acho bastante difícil causar um impacto grande com uma palestra apenas.

Só fechando o que eu disse nos parágrafos acima, acho que, pra uma
platéia leiga, eu adotaria o approach de mostrar a elas que todos usam
software livre, e todos se beneficiam das liberdades.  É claro que todos
também usam software proprietário, mas aí o negócio é tentar dizer
porque o SL é melhor *não em termos técnicos*, mas sim na sua principal
feature, que é o *respeito ao usuário*.  Putz, acho que não ajudou...

Bem, depois de pensar mais um pouco, não consegui chegar num esquema
bombástico de dar essa palestra...  Ahh :-(.  Vou continuar pensando aqui.

--
Sergio