Re: [lp-br-sp] Apresentação de projeto de totaliza ção paralela de eleiç

From: Diego Aranha
Subject: Re: [lp-br-sp] Apresentação de projeto de totaliza ção paralela de eleições
Date: Thu, 3 Apr 2014 15:40:58 -0300

Enrique,

Apenas para completar as respostas do Sergio. O protótipo de servidor atual está em PHP+MySQL. As aplicações móveis deverão ser desenvolvidas com seus SDKs nativos.

Você está certo em atestar que não podemos fazer nada em relação ao software de votação. A idéia do projeto *também* é deixar claro o nível de transparência das eleições brasileiras - baixíssimo.

Abraço,

--
Diego de Freitas Aranha
Institute of Computing - University of Campinas

On Thursday, April 03 2014, Enrique Fynn wrote:

> Algumas dúvidas:

E aí, Enrique?

Se o Diego me permite, vou tentar responder algumas perguntas.

> -Em que linguagem estão desenvolvendo o app, e o backend?

Não entendo de desenvolvimento mobile, mas suponho que, no caso do
Android, o app vá ser desenvolvido em Java usando o SDK (proprietário)
do Google.  No caso dos vampirinhos da Apple, eu não faço idéia.

Além disso, com o Firefox OS, também é possível desenvolver apps em
HTML5 ou algo parecido.

> -Como vai encorajar eleitores a tirar a foto do BU?

Essa é uma pergunta bem difícil de responder.  Acho que, por padrão, a
resposta seria "divulgando".  O Diego vai apresentar uma palestra sobre
a urna no FISL desse ano, numa sala de mais de 300 lugares, o que já vai
dar uma boa visibilidade ao assunto.  Se você for ao FISL, sugiro que
divulgue a palestra dele por lá.  Vamos tentar lotar essa sala.

> -O software que emite o BU, no caso da urna estar comprometida, também
> poderia estaria comprometido?

O que eu penso é o seguinte: você tem acesso ao código-fonte dele?  Se
tiver acesso ao código-fonte, tem como garantir que o código que você
viu é o mesmo que está rodando na urna?  Confia no TSE, mesmo depois de
ter visto as palestras do Diego e/ou de ter conhecido outras pessoas
envolvidas no esforço de desmascarar essa farsa da urna eletrônica
brasileira?  Se a resposta pra qualquer uma dessas perguntas for "não",
então a resposta pra sua pergunta é "sim".

Mas o Diego pode me corrigir, claro :-).

--
Sergio