Re: [lp-br-sp] GNU Social?

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] GNU Social?
Date: Mon, 05 May 2014 15:58:32 -0300

On Sunday, May 04 2014, I wrote:

> Não conhecia o movim.  Parece bem bacana, ainda mais por ser em cima de
> XMPP!  Fiquei animado :-).  Mas não consegui ver muitos detalhes a
> respeito de quantas pessoas usam, etc.  O GNU Social ainda é
> razoavelmente utilizado por conta do StatusNet (e do fracasso do
> pump.io; mais abaixo).
>
> Uma outra opção é instalarmos os dois logo de cara :-).  Assim, podemos
> até bater no peito e falar "quem disse que nós só temos 1 rede social?"
> :-P.

Instalei o movim, mas ainda não consegui configurar tudo.  O link:

  <http://movim.libreplanetbr.org/>

Acho que eu me empolguei cedo demais :-).  Algumas considerações:

- A documentação do movim deixa *muito* a desejar.  O setup dele, à
  primeira vista, é simples.  No entanto, quando você termina de
  instalar tudo (o que não acontece sem algumas "surpresas"), se depara
  com outros tipos de problemas não documentados.  Felizmente, existe um
  chatroom Jabber onde os devs ficam, e eles são solícitos.

- O movim precisa de suporte a BOSH no servidor Jabber.  Eu habilitei no
  nosso, mas, devido a outras nuances, eu não estava conseguindo fazer
  as coisas funcionarem direito.  O movim não suporta autenticação
  SCRAM-SHA-1, que é a última bolacha do pacote em termos de mecanismos
  de autenticação Jabber.  Acho que vou tentar implementar isso depois;
  quem quiser ajudar, dá um toque.

- Depois de resolver o problema acima, consegui fazer o login usando uma
  conta de teste que mantenho no nosso servidor.  Mas ainda não consigo
  fazer login usando contas de outros servidores Jabber.  Novamente, o
  problema parece ser com o BOSH.  Estou tentando resolver.

Dadas essas condições de contorno, estou mais pendente pro GNU Social.

Falou!