Re: [lp-br-sp] Google Has Most of My Email Because It Has All of Yours

From: Joao S. O. Bueno
Subject: Re: [lp-br-sp] Google Has Most of My Email Because It Has All of Yours
Date: Thu, 22 May 2014 01:10:53 -0300

Então gente - desculpa- mas se voce manda uma informação sua em
formato digital pela rede para outra pessoa - e informação no caso,
pode ser foto - você nao tem controle sobre ela, exceto termos de
distribuição sob a lei de direitos de autor (e no caso de foto, entra
também direitos de uso de imagem). Na pratica, entretanto o controle
permitido pela lei de direito de autor é forte quando se trata de
licença de software, com uma violação sistemática, mas muito dificil
de se exercer de pessoa física para pessoa física: se voce mandar um
e-mail para alguem, com licença de uso do texto do e-mail
explicitamente permitindo a divulgação em "redes sociais cujos
servidores usem software fechado, ou que usem comercialmente as
informaçõs postadas" - é algo que pode ser feito em teoria. Processar
alguem por violar essa licença não é prático.

E...a forma tecnica de se evitar esse suposto abuso da informação
seria...conter as informações na forma digital que voce nao quer ver
no facebook dentro de uma "sandbox" que requeira condições especiais
para visualização, a partir de onde o conteúdo da mensagem não possa
ser copiado ou salvo de forma legível por outros programas - ou seja,
um conjunto de tecnicas e software também conhecido por "DRM". Olha
que surpresa!

Em suma, se for para manter uma politica de "tolerancia zero das
minhas informações e e-mails em servidores privados que recolham
dados", só tem uma coisa a fazer: não passar essas informações e
e-mails em primeiro lugar. A alternativa, com menos força, é colocar
uma licença de uso e armazenamento das informações no rodapé de cada
mensagem enviada, e não enviar nada para pessoas que tenham e-mails em
servidores sabidamente não-conformes com as políticas que voces
apoiam. (isso isso de cara inviabiliza o envio de qualquer mensagem
para uma lista de discussão pública - não improta se o servidor da
lista está num servidor mantido com software 100%livre e politicas de
privacidade legais se as pessoas inscritas usam gmail). E mesmo para
mensagens privadas, não dá pra saber se por tras de um dominio
aparentemetne inocente de e-mail, o servidor por trás nao é o google
(ou a mensagem é redirecionada para lá).

Então - como eu afirmei em outra mensagem - eu acho esse tipo de
postura de "tolerância zero" bem legal - e é graças a pessoas com
essas intenções agora, por mais fora da realidade que pareçam estar,
que podemos ir caminhando, ainda que devagar, para um futuro com cada
vez mais liberdades. Eu, de momento, por vários motivos, inclusive de
crença interna, estou num ponto que estou muito longe de ter a
tolerância zero - me enquadraria com certeza na definição de
"sabotador" do Anahuac. Como vegetariano eu também vejo todos os dias
um monte de gente que diz que "dá a maior força, mas não consegue
parar de comer carne" - é a minha situação no momento.

Então, pelo menos entro com a força que posso dar - e dai as
considerações nos primeiros parágrafos dessa mensagem: cuidado para
conseguir manter a coerencia, sem se meter em paradoxos.
Principalmente se  a questão começa a ser "não querer" que nenhuma
mensagem sua esteja no gmail ou em "redes privadas" (entre aspas só
por que a definição exata não seria essa). A minha sugestão é colocar
uma mensagem em rodapé de suas mensagens na internet, especificando
que pela lei de direito de autor, você nao autoriza a republicação
daquela mensagem em uma "rede da internet que utilize as informações
com fins comerciais, ou em servidores de e-mail que usem software
privativo nas camadas em que existe equivalente livre". - eu mesmo no
passado mantive por meses um ".sig" que dizia que a minha mensagem não
podia ser lida ou armazenada """por ninguém em ligação com a "RIAA",
"MPAA" ou entidade similar """ - a lei de direito de autor permite
essa especificidade, e embora como eu disse acima, na pratica seria
inviável "enforçar" o cumprimento do texto da "licença deste e-mail",
tambem na prátia um rodapé desses da'o recado bem dado de  o que
gostariamos que fosse feito com a mensagem.

---
claroq ue isso nao resolve, nem aborda informações/fotos recolhidas
sorbe voce e postadas nas "redes privadas". Talvez uma
"declaraçao publica d e direitos de uso da minha imagem"  de cada
ativista, num lugar com boa visibilidade pudesse ser o equivalente ao
rodapé do e-mail.

  js
 -><-