Re: [lp-br-sp] Google Has Most of My Email Because It Has All of Yours

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Google Has Most of My Email Because It Has All of Yours
Date: Thu, 22 May 2014 21:27:10 -0300

On Wednesday, May 21 2014, Tulio Magno Quites Machado Filho wrote:

> Muito legais os textos.
> Não consigo concordar mais com ambos.
>
> Mas e daí?
> Quantas pessoas foram convencidas com este posicionamento extremista?

Opa, foi mal demorar pra responder.  Vou tentar :-).

Primeiro, confesso que não sei onde há extremismo nos posicionamentos.
Vejo como um alerta, uma denúncia, mas sinceramente, é extremista zelar
pela sua privacidade?

> Acredito que nenhuma, exceto aqueles que já tinham planos de migrar mesmo.

Difícil dizer.  O Ben tem uma audiência (e um alcance) absurdamente
maior que eu e meu blog, então não duvido que muita gente tenha parado
pra pensar.

O duro é que eu estava escrevendo meu texto antes de ele ter postado o
dele, e aí ficou parecendo que o meu é uma cópia, o que também não
contribui pro argumento...  Enfim.

> E se for para ter pensamento extremista, vamos matá-lo com outro: se vc
> quer privacidade, vc está fazendo isso errado e nem deveria usar email, já
> que ele não foi feito com foco na privacidade.

Mas aí você tá generalizando :-).  Vamos parar de falar, porque alguém
pode nos ouvir (e a fala humana não foi feita com foco em privacidade).
Tipo isso?

> Enfim: meu ponto não é este. Muito pelo contrário: compartilho desta ideia,
> apesar de, incoerentemente, estar muito atrás na implementação.

Às vezes eu também me sinto atrás.  Acho que todos estamos, na verdade.
O "outro lado" avançou muito mais rápido, e hoje é muito foda não
depender de algum serviço deles.

> Aí vem a conversa que iniciei logo a pouco sobre semelhança e união:
> http://social.libreplanetbr.org/notice/1613

Vou responder isso também, só que lá no Social :-).

> Quem será que convence mais? Um eco-chato ou uma pessoa que pensa
> ecologicamente?
> Sem desmerecer o trabalho de nenhum .*-chato. Eles são visionários e muito
> importantes na fase inicial. Mas na hora de convencer a grande massa, são
> péssimos.
> Da mesma forma: quem trouxe mais usuários para um sistema Linux (deixei GNU
> intencionalmente de fora)? FSF ou Google?

Tá, vou falar o que eu acho.  Tomara que eu consiga expressar :-).  E
isso é minha opinião pessoal, não necessariamente uma posição oficial do
grupo ou algo assim.

Acho que, numa empreitada ideológica, todos os lados são necessários.
Isso já foi dito mais de 200 vezes, mas não custa repetir.  E eu tenho
revisto o meu posicionamento nisso tudo, principalmente depois do FISL e
daquele famigerado debate.

Estou do lado "eco-chato" da parada.  Considero que meu trabalho seja o
de conscientizar, da melhor maneira possível, a sociedade sobre aquilo
que eu conheço, que é o Software Livre.  Não sirvo muito pra fazer parte
da galera que tenta convencer o maior número de pessoas possível, porque
eu tô atrás de qualidade, não de quantidade.  Acho que essa é uma das
principais razões pra eu ter saído do projeto de Embaixadores do
Fedora.  Não quero simplesmente que a pessoa "use Linux", quero que ela
saiba o que está usando e, principalmente, *por que* está usando.

É claro que alguém como o Maddog já convenceu muito mais gente a migrar
pro Ubuntu do que o Oliva conseguiu gente pra migrar pro Trisquel, mas
os focos são completamente diferentes.  Você se sente feliz quando vê
alguém usando "Linux" (seja num computador ou num celular) mas sem saber
absolutamente nada sobre aquilo que usa?  Eu não.  E eu não acho que
faça a mínima diferença, pra nós, que essa pessoa tenha "escolhido"
(porque ela de fato não escolheu) um sistema "Linux" ao invés de um
Apple; no final, vamos ter os mesmos problemas.

Se você me permite uma analogia, eu considero que essas pessoas são bem
parecidas com aquele tipo de gente que vai a livrarias, compra 20
livros, chega em casa e os coloca na estante, pra nunca ler.  Ela tem
acesso aos livros, muito mais do que a maioria da população, mas pra
quê?

> Na minha opinião, o movimento de software livre já passou da fase de ter
> somente libre-chatos e precisa muito mais de alguém capaz de lidar com este
> meio campo. Estamos terminando a primeira onda de migração de usuários de
> sistemas completamente proprietários para sistemas "intermediários" que
> foram liderados principalmente por empresas como: Google, Facebook,
> Samsung, Netflix.....

Onde você vê "sistemas intermediários", eu vejo "sistemas tão
proprietários quanto, ou até mais".  Sério, será que sou só eu que não
enxergo essa "intermediarização" que você menciona?  Essa "migração" que
você menciona só mudou o proprietário de lugar, mas ele continua
proprietário.

> O que pode ser feito daqui para frente para que as próximas ondas de
> migrações reduza ainda mais a queda de uso de sistemas proprietários e
> prepare terreno para os sistemas livres?

Parafraseando o Cascardo, é preciso hackearmos mais :-).  Tá começando a
faltar alternativa livre pra muitos serviços novos que estão por aí.  A
gente tá sempre correndo atrás, e tá ficando bem difícil alcançar...

Além disso, é preciso conscientizar, certo?  E você mesmo tocou nesse
ponto:

> Temos uma grande chance na mão com toda esta bolha da NSA. Acredito também
> que nos próximos anos aumente a repulsa dos usuários por redes sociais que
> escancaram tanto a privacidade do usuário.

Concordo que (ainda) temos uma grande chance, mas também vejo que ela
está passando.  As pessoas já estão se acostumando com isso, fazendo
piadas, não se importando.  Eu acho que um ingrediente básico pra
conseguir fazer alguém olhar pra isso tudo é indignação por parte da
pessoa.  Se ela for complacente, já era.

Sobre a sua afirmação a respeito dos próximos anos, eu me abstenho de
comentar, acho muito difícil afirmar qualquer coisa sobre isso.

> Enquanto isso, a gente usa o Facebook, G+ e o Twitter para falar o quanto o
> Diaspora, ownCloud e StatusNet são legais.

Tá, eu sei que você acha que a FSF devia estar no Twitter :-P...

Mas sério, essa é uma parte que me deixa meio assim...  Eu sei que muita
gente tá nessas redes fechadas, e que é importante levar a mensagem pra
elas, mas eu não consigo admitir tamanha incoerência da minha parte.
Sei lá, posso estar errado...

> O dia que surgir uma alternativa livre e legal ao Gmail, dá para fazer o
> mesmo.

Não tem o tal Roundcube?  A.k.a., "o que é que o Gmail tem?".

> Até lá eu faço piadas: este email foi roteado por um servidor do Google,
> copiado pela NSA e eventualmente será indexado pelo sistema de busca do
> Google:
> https://www.google.com.br/search?q=libreplanet-br-sp+lists.libreplanet.org
> Será que a NSA salva tudo de novo tb?  :-D

Ainda bem que o arquivo da lista é público, então se o Google cair a
gente ainda tem como encontrar essa mensagem :-P.