Re: [lp-br-sp] email criptografado

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] email criptografado
Date: Sat, 31 May 2014 19:37:30 -0300

On Saturday, May 31 2014, edson duarte wrote:

> o que eu faço com a "GPG key ID"?

Você pode usar o GPG pra buscar o meu e-mail em algum keyserver, e
comparar a key ID:

  address@hidden ~ $ gpg2 --keyserver keys.gnupg.net --search-keys
address@hidden
  gpg: searching for "address@hidden" from hkp server keys.gnupg.net
       [... vários e-mails ...]
         4096 bit RSA key 65FC5E36, created: 2010-02-14
                          ^^^^^^^^
Repare que o GPG vai perguntar se você quer importar a chave pública pro
seu keyring.

Ou pode usar a interface web: <http://pgp.mit.edu/>.  É a mesma coisa,
você busca e depois compara a key ID.

Repare que existem vários pontos de falha nisso tudo...  Eu posso não
ser eu, e essa key ID pode não ser minha, e você não tem muito como
garantir isso, a não ser vendo quem já assinou minha chave.  Se você
conhece e confia em quem assinou minha chave, e se sabe a chave dessa
pessoa, então tem como garantir minimamente que eu sou eu :-).

Se você quiser se comunicar usando GPG, você precisa criar um par de
chaves pra você, e configurar seu cliente de e-mail pra utilizá-las.
Daí, quando quiser enviar uma mensagem criptografada pra alguém, é só
baixar a chave pública dessa pessoa, escrever uma mensagem pra ela, e
criptografar.

Conseguiu entender melhor?  :-).

Falou!

GPG key ID: 65FC5E36