Re: [lp-br-sp] Fwd: [PSL-Brasil] Lançado o KDE Plasma 5

From: Tiago Rocha
Subject: Re: [lp-br-sp] Fwd: [PSL-Brasil] Lançado o KDE Plasma 5
Date: Fri, 18 Jul 2014 12:29:54 -0300

Obrigado pelas respostas Sergio e Tulio.
Eu uso o KDE, e estou muito satisfeito. E uso ele e suas funcionalidades como "cartão de visita" do SL para as pessoas que eu conheço.

Com relação Qt eu queria saber como vocês veem a "simbiose" dele em especial. Embora eu tenha um interesse especial em modelos de negócios que usem software livre, eu gostaria de uma visão um pouco mais abrangente.
Vocês não acham que a dependência dos projetos de SL que usam o Qt é perigosa? E até que ponto os interesses de empresas como Trolltech, Nokia e etc. influencia quem usa a ferramenta?
--
Tiago™

"É bom tudo aquilo que faço que diminui o meu poder sobre outra pessoa;
é ruim tudo aquilo que faço que aumenta o meu poder sobre ela.”
Antônio Joaquim Severino

Em 18-07-2014 10:06, Tulio Magno Quites Machado Filho escreveu:
On Thursday, July 17 2014, Tiago Rocha wrote:

> Galera, gostaria de aproveitar o gancho para saber a opinião de vocês...
> Vocês usam KDE? E por quê?

Sim. Por questão de gosto pessoal.
Eu acho o KDE muito bem polido e com um ótimo balanceamento entre performance e funcionalidade.

> Como vocês veem a situação do Qt do ponto de vista do Software Livre?

Desde 2000 que a Qt é licenciada como GPL e conhecida como Qt Free Edition. Para desenvolvedores de software proprietário, era oferecido uma licença proprietária e paga.

Em 2004 foi assinado um acordo com a Trolltech para acabar com o FUD em cima do Qt que garante que a KDE Free Qt Foundation a liberdade de licensiar a Qt em BSD caso a Trolltech deixasse de desenvolver a Qt Free Edition. O acordo prevê que isto aconteceria mesmo após a compra da Trolltech por outra empresa. A Digia (atual dona) inclusive já expandiu o antigo acordo para incluir projetos novos, como o port para Android.

Desde 2009 a Qt é disponibilizada como LGPL também (além das outras 2).

Para mais informações, recomendo dar uma olhada em: http://qt-project.org/doc/qt-5/licensing.html

Grosso modo, o Qt já foi proprietário, mas depois foi liberado sob
GPL/LGPL, então não tem problema em relação ao Software Livre.  É claro
que se você também levar em conta o posicionamento da empresa em relação
ao Software Livre, aí já são outros 500...

Desculpa, mas existe alguma dúvida sobre o posicionamento da empresa em relação a Software Livre?

--
Tulio Magno