Re: [lp-br-sp] Fwd: [PSL-Brasil] Lançado o KDE Plasma 5

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Fwd: [PSL-Brasil] Lançado o KDE Plasma 5
Date: Fri, 18 Jul 2014 13:46:15 -0300

On Friday, July 18 2014, Tulio Magno Quites Machado Filho wrote:

> Sim. Por questão de gosto pessoal.
> Eu acho o KDE muito bem polido e com um ótimo balanceamento entre
> performance e funcionalidade.

Interessante.  Quando eu parei de usar KDE, foi por conta do consumo de
recursos da máquina...  Mas isso foi lá no lançamento do KDE 4, há
bastante tempo.  Pode ser que tenha melhorado.

> Desde 2000 que a Qt é licenciada como GPL e conhecida como Qt Free Edition.
> Para desenvolvedores de software proprietário, era oferecido uma licença
> proprietária e paga.

Dei uma lida na página da Wikipedia.  Vi que o Qt pra X11 foi licenciado
como GPL em 2000, mas o Qt pra Windows não.  Ele só foi libertado em
2005.  Eu lembro que em 2005 houve bastante "barulho" sobre isso.

> Em 2004 foi assinado um acordo com a Trolltech para acabar com o FUD em
> cima do Qt que garante que a KDE Free Qt Foundation a liberdade de
> licensiar a Qt em BSD caso a Trolltech deixasse de desenvolver a Qt Free
> Edition. O acordo prevê que isto aconteceria mesmo após a compra da
> Trolltech por outra empresa. A Digia (atual dona) inclusive já expandiu o
> antigo acordo para incluir projetos novos, como o port para Android.

Não entendi essa parte de licenciar como BSD :-/.  Mas enfim...

> Desculpa, mas existe alguma dúvida sobre o posicionamento da empresa em
> relação a Software Livre?

Não sei, mas é uma empresa, então eu sempre fico com o pé atrás.  Não
estou criticando nem nada, só prefiro ficar no modo "paranóico" quando
se trata de empresas.  Questão de opinião.

GPG key ID: 0x65FC5E36