Re: [lp-br-sp] Fwd: [PSL-Brasil] Lançado o KDE Plasma 5

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Fwd: [PSL-Brasil] Lançado o KDE Plasma 5
Date: Sun, 20 Jul 2014 17:45:26 -0300

On Friday, July 18 2014, Tulio Magno Quites Machado Filho wrote:

> Tanto perigosa quanto a dependência de outros projetos ao GTK ou a
> qualquer projeto GNU.
> Por que seria diferente?

Porque é uma empresa.

Não concordo inteiramente com essa generalização acima.  Acho que, no
fim das contas, o que realmente conta é a postura que a
(empresa|fundação|etc.) tem em relação à comunidade de seu projeto.  No
caso do Qt, *parece* que a comunidade é saudável e tem uma independência
razoável da empresa (mas não sou envolvido com o projeto, então não
tenho certeza).  Mas cansamos de ver empresas que supostamente
incentivam a colaboração a um projeto de Software Livre por fora, mas
por dentro possuem uma postura não muito legal...

Além disso, a "cereja do bolo" é a questão do copyright assignment.  É
um assunto bem complicado.

> Do mesmo ponto que afetam todos os outros projetos, como Linux, GNOME,
> KDE e todos os projetos GNU.
> Óbvio que, quanto maior a dependência de um projeto a um grupo de
> contribuidores (que pode ser uma empresa ou não), mais aquele projeto
> tende a seguir a linha daquele grupo.

Acho que essa reposta também é um pouco "generalista".  Linux, GNOME e
KDE não dependem diretamente de uma empresa.  Esse fato tem que ser
levado em conta, IMO.

> O Thiago Macieira já chegou a fazer estatísticas sobre quanto o
> projeto Qt dependia da Nokia (à época):
> http://www.macieira.org/blog/2012/04/qt-project-statistics/

Interessante.  E muito legal ver que o projeto estava passando mais pras
mãos da comunidade.  Fico curioso pra saber a situação hoje.

> Se tiver maior interesse sobre isso, recomendo ler o modelo de
> governança do projeto:
> http://qt-project.org/wiki/The_Qt_Governance_Model
> Isso é algo que muito pouco projetos possuem.

Isso é *bem* importante mesmo.  Mais um ponto positivo :-).

GPG key ID: 0x65FC5E36