[lp-br-sp] [anúncio] GNU Social mode for Emacs

From: Sergio Durigan Junior
Subject: [lp-br-sp] [anúncio] GNU Social mode for Emacs
Date: Mon, 21 Jul 2014 03:45:02 -0300

Opa!

Desculpe o cross-posting, mas achei melhor divulgar nas duas listas ao
mesmo tempo :-).  Nesses últimos dias, apesar da correria incomum, andei
colocando algum tempo e esforço na criação de um projeto que, pra mim, é
hobby + diversão + "ativismo".

O projeto é o gnu-social-mode, um modo que permite a utilização do GNU
Social (http://gnu.io) dentro do Emacs.  Esse projeto não é
originalmente meu: ele é uma continuação do identica-mode, um projeto do
Gabriel Saldaña.  Eu usei o identica-mode por muito tempo, mas desde o
fim do Indeti.ca o Gabriel parou de trabalhar no projeto dele.  No
entanto, como eu ainda uso o GNU Social (temos uma instância dele
rodando no nosso servidor, sabia???), resolvi mexer os pauzinhos e, com
a autorização e ajuda do Gabriel, "forkei" o identica-mode e criei o
gnu-social-mode.

Esse é o primeiro anúncio público que estou fazendo, e o projeto ainda
está bem cru.  Ainda preciso divulgá-lo oficialmente, escrever um post
no meu blog, criar uma página oficial, e, é claro, hackear.  Já tenho um
patch pronto pra ele, mas pretendo lançar uma release (que será a
primeira!) antes de qualquer coisa.

O projeto está hospedado no Savannah, e o endereço é:

  <https://savannah.nongnu.org/projects/gnu-social-mode/>

Solicitei a criação de uma lista de discussão, já configurei o
repositório, e importei as coisas pra lá.  Por enquanto, a única coisa
que fiz foi relicenciar tudo pra GPLv3+, e renomear tudo pra usar
"gnu-social" ao invés de "identica".  Tenho outros planos maiores pra
ele, mas vou postar isso na lista oficial do projeto :-).

Pra quem estiver interessado, ele é escrito em Emacs Lisp.  Apesar de
não ser o sabor de Lisp mais atrativo, ainda assim é Lisp e IMO compensa
aprender :-).  Mas mesmo se você não curtir parênteses, vou precisar dar
uma geral na documentação do projeto, que está em Texinfo.  Qualquer
ajuda é bem vinda.

Ahh, e se você estiver se perguntando "por que ele falou em ativismo?",
é porque uma das minhas críticas mais conhecidas é a respeito da FSF
utilizar Twitter.  Sei que é pouca coisa, mas esse é mais um projeto
cujo objetivo é tornar o GNU Social uma plataforma mais atrativa pras
pessoas.

Acho que é isso.  Se estiver interessado, pode entrar em contato.

Falou!

GPG key ID: 0x65FC5E36