Re: [lp-br-sp] Plataforma MediaGoblin

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Plataforma MediaGoblin
Date: Tue, 23 Sep 2014 15:51:19 -0400

On Tuesday, September 23 2014, Renne Rocha wrote:

> Pronto, estou lendo essa thread :-) Acabei de ler o post do Sergio
> sobre a experiência dele instalando o Media Goblin.

Legal!

> Primeiro, usar o virtualenv em Python não é uma baboseira danada ;-) É
> considerado uma boa prática já que isola o seu Python do que está
> rodando no sistema, facilitando com que você use versões de
> bibliotecas no seu projeto sem interferir nas outras. Mas como Python
> não é sua linguagem principal, você está perdoado :-)

Imagino que seja boa prática :-).  Mas o que eu não entendo é esse
negócio de você ter que isolar alguma coisa.  Eu já tenho Python rodando
no meu sistema, então por que vou querer outro Python rodando num
chrootzinho?  Sei lá, faz sentido quando você tá testando coisas e tal,
mas não faz muito sentido quando você tá "em produção" ("adoro" esse
termo...).

> Acho que o problema de performance seria resolvido se ao invés de usar
> o Apache com FastCGI, ele rodasse com outra configuração, como em cima
> do uwsgi por exemplo. Mas precisaria testar para ter certeza.

Não lembro se tentei uwsgi.  Provavelmente não, porque acho que vi
relatos dizendo que FastCGI era rápido e tal.  Mas eu trocaria rapidez
por economia de recursos, nesse caso :-).

> Pessoalmente eu gosto da ideia de ter um serviço como esse disponível,
> por enquanto para colocar os vídeos do SFD, e depois para outras
> coisas mais que fosse surgindo.

Eu também curto!  E queria muito dizer que os únicos problemas foram só
no servidor web, mas infelizmente não foram...  Acho que você viu que
tivemos problemas com o MG em si, o que acabou gerando um patchzinho que
já está no repositório, mas que mesmo não resolve nem metade das
coisas.  Pode ser que agora, alguns meses depois, o projeto esteja um
pouco mais maduro.

> Se vocês acharem que é algo que vale a pena investir tempo, eu posso
> tentar configurar ele de outra maneira para verificar se esses
> problemas de performance diminuem e tornem possível ele ser utilizado
> realmente. O que acham?

Opa, por mim tá ótimo!  Se você acha que vale a pena investir tempo,
que bom :-).  Se tivesse um MG rodando no servidor, acho que ia ser bem
massa.

BTW, temos um Trac, e nele existe pelo menos um ticket (aberto pelo
Raniere) a respeito de um problema ao fazer upload de arquivos no MG.
Se você topar também, te coloco como owner do "produto" MG no Trac, e
você já fica responsável lá também :-).

E aí?

GPG key ID: 0x65FC5E36