Re: [lp-br-sp] Chamada de voluntários - Você Fiscal

From: Gabriel Krisman Bertazi
Subject: Re: [lp-br-sp] Chamada de voluntários - Você Fiscal
Date: Thu, 16 Oct 2014 02:55:37 -0300

Sergio Durigan Junior <address@hidden> writes:

> Disqus não é livre, e além disso tem altas tretas com relação a
> privacidade e rastreamento de usuários.  Sinceramente não sei por que
> eles escolheram essa plataforma.

Opa,

My bad.  Não sabia que era proprietário.  Agora fica difícil pedir
contribuições nessa parte, realmente. :(

> Com certeza se beneficiaria, e eu inclusive fiquei muito empolgado no
> começo do ano quando conversei com o Diego a respeito de envolver o
> grupo diretamente na confecção do software.  Não sei o que deu errado;
> talvez seja o deadline que ele tinha, talvez outra coisa.  Notei que
> quando a discussão saiu da esfera do nosso grupo, a coisa desandou um
> pouco (em relação à liberdade de software).  Infelizmente o aplicativo
> que eles disponibilizam hoje vem com alguns bundles de bibliotecas
> proprietárias de Java, usa Github pra gerenciar o código, e é licenciado
> [...]

Acho que uma mistura de tudo, falta de tempo, comodidade, et al.  Eu
fiquei um tanto preocupado quando vi que o aplicativo ia ser
desenvolvido de maneira fechada por uma empresa, já imaginando essas
libs proprietárias.  Além disso, apesar da discussão teórica ter girado
em torno de SL, na prática, esse não tem sido bem o foco desde o começo.
Aliás, o código-fonte nem tinha sido divulgado junto com o aplicativo.
Eu acho que o Diego tem ótimas intenções e opiniões sobre a importância
de ser SL, mas não sei até onde ele está metendo a mão na massa
diretamente para forçar essa política.  Acho que é questão, como você
falou, de fazer pressão.

> E eu acho que é nessa parte que nosso grupo ainda pode fazer bastante
> diferença.  Pelo andar da carruagem do TSE, essa urna vai ficar com a
> gente por bastante tempo ainda.  Ou seja, iniciativas como o VocêFiscal
> são muito valiosas e vão precisar evoluir.  E um dos modos de fazer essa
> evolução é botar pressão pra transformar toda a parada em Software Livre
> de verdade.  Por "pressão" entenda-se mandar e-mail, cobrar, mas também
> (e principalmente) hackear, já que o código é aberto.  Do jeito que tá,
> tá me cheirando uma startup, e acho que não é isso que o Diego quer(ia).

Concordo plenamente, e pelo que falei com o Diego, ele também vê o
potencial que o LP têm para ajudar no projeto.  Uma preocupação
constante é fazer o projeto não morrer, e para isso precisa dar feedback
para os usuários logo.  O nosso grupo tem potencial de ajudar em
diversas frentes, tanto no desenvolvimento, como pressionar para a
adoção de SL.  Sobre o cheiro de Startup, também andei pensando nisso,
desde que vi o app pronto...

> Só pensando alto aqui (e eu realmente não estou fazendo acusação
> nenhuma, só estou pensando alto mesmo), mas outra coisa que não ficou
> clara é por que eles não disponibilizaram a base de dados que receberam.
> Watchmen me veio à cabeça...  "Quem vigia os vigilantes?".

Na conversa que tive com o Diego semana passada, perguntei sobre a base
de dados e cobrei a liberação dos dados brutos.  Isto parece que está
nos planos, mas eles estão tendo problemas de logística meio grandes,
com a quantidade de dados que receberam.  De fato, foi informação para
caramba.  Parece que bateu 19k BUs e grande parte do problema vai ser
analisar essa montanha de dados.  Mas vamos continuar batendo na tecla
de liberação dos dados de cada etapa da análise.

Enfim, segundo turno ta aí.  O que será que a gente consegue resolver
até lá?  Eu pensei em algumas coisas:

1) Alguém manja de Android?  Podemos tentar lançar um VocêFiscal-libre,
eliminando essas libs proprietárias do código do app? Quão difícil é
isso? É um primeiro passo bem massa (librecode?)!

2) Subir no F-Droid.  Essa parte é fácil, mesmo que seja a versão com as
libs, já vai ajudar.

3) Ajudar na infra do Você Fiscal.  Vou perguntar/cobrar se o resto do
material (site, server-side, ferramentas...) é livre.  Se for, seria
massa contribuir lá também.  Se não for, mais ainda, vamos cobrar/ajudar
a substituir/corrigir.

Será que conseguimos fazer alguma dessas coisas antes do segundo turno?
Temos voluntários para assumir alguma dessas tarefas?  Eu to bem afim de
ir falar com o Diego, levar a nossa discussão e críticas até eles e
começar a trabalhar.  Mas não queria assumir uma pica em nome do grupo e
depois a gente não levar para frente. :(

De qualquer maneira, precisamos trazer o pessoal de lá para essa
discussão urgentemente.

--
Gabriel Krisman Bertazi