Re: [lp-br-sp] Chamada de voluntários - Você Fiscal

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Chamada de voluntários - Você Fiscal
Date: Thu, 16 Oct 2014 12:33:25 -0400

On Thursday, October 16 2014, Gabriel Krisman Bertazi wrote:

> Opa,
>
> My bad.  Não sabia que era proprietário.  Agora fica difícil pedir
> contribuições nessa parte, realmente. :(

Pois é :-(.

> Na conversa que tive com o Diego semana passada, perguntei sobre a base
> de dados e cobrei a liberação dos dados brutos.  Isto parece que está
> nos planos, mas eles estão tendo problemas de logística meio grandes,
> com a quantidade de dados que receberam.  De fato, foi informação para
> caramba.  Parece que bateu 19k BUs e grande parte do problema vai ser
> analisar essa montanha de dados.  Mas vamos continuar batendo na tecla
> de liberação dos dados de cada etapa da análise.

Entendo que a quantidade de dados foi grande, mas dá pra liberar isso...

> Enfim, segundo turno ta aí.  O que será que a gente consegue resolver
> até lá?  Eu pensei em algumas coisas:
>
> 1) Alguém manja de Android?  Podemos tentar lançar um VocêFiscal-libre,
> eliminando essas libs proprietárias do código do app? Quão difícil é
> isso? É um primeiro passo bem massa (librecode?)!

Não manjo nada de Android.  Acho que o Cascardo e o Panaggio são as duas
pessoas que mais mexeram com isso no grupo.

Mas tô pensando aqui...  Até pensei em fazer um fork quando vi seu
e-mail, mas acho que ainda é cedo.  Assim como você, eu também acredito
nas boas intenções do Diego, e, apesar de já ter tido conversas
"discordantes" sobre Software Livre com ele, sei que ele está disposto a
conversar.  Portanto, antes de lançarmos um VocêFiscal-libre, acho que
rola submetermos o patch pro projeto mesmo :-).

> 3) Ajudar na infra do Você Fiscal.  Vou perguntar/cobrar se o resto do
> material (site, server-side, ferramentas...) é livre.  Se for, seria
> massa contribuir lá também.  Se não for, mais ainda, vamos cobrar/ajudar
> a substituir/corrigir.

Boa idéia.  Essa parte é mais simples de fazer, então acho que
conseguiríamos mais voluntários :-).

> Será que conseguimos fazer alguma dessas coisas antes do segundo turno?
> Temos voluntários para assumir alguma dessas tarefas?  Eu to bem afim de
> ir falar com o Diego, levar a nossa discussão e críticas até eles e
> começar a trabalhar.  Mas não queria assumir uma pica em nome do grupo e
> depois a gente não levar para frente. :(

Eu já me voluntariei a cuidar da infra, mas eles decidiram usar github.
Fora isso, posso tentar ajudar com alguma outra coisa que surgir,
dependendo do tempo.

> De qualquer maneira, precisamos trazer o pessoal de lá para essa
> discussão urgentemente.

Essa é a parte mais importante, IMO.  Eu tô me segurando pra mandar
e-mail pro Diego, porque sei que ele deve estar totalmente ocupado agora
e provavelmente não vai conseguir dar muita atenção pras coisas que
quero falar.  Mas pretendo copiar a lista quando eu enviar a mensagem
:-).

GPG key ID: 0x65FC5E36