Re: [lp-br-sp] Chamada de voluntários - Você Fiscal

From: Douglas Drumond
Subject: Re: [lp-br-sp] Chamada de voluntários - Você Fiscal
Date: Fri, 17 Oct 2014 00:20:58 -0300

> Hm, valeu pela explicação.  Conhece o Replicant SDK?  O que acha dele?
> Dá pra fazer o que a gente quer usando ele?

Nunca usei o Replicant, só sei que é uma versão totalmente livre do Android.
Provavelmente atende sim.

> Certo.  Seria só o caso de jogar o APK no celular e instalar, né?

Isso. Existem três modos: 1) copiar o APK p/ lá via USB ou qq outro modo,
abrir um gerenciador de arquivo, selecionar o APK e pedir p/ instalar;
2) pelo computador, na linha de comando, adb install -r /path/to/file.apk
3) numa IDE com plugin certo, mandar rodar. Por baixo, o que vai acontecer é esse passo 2.

O adb (Android Debug Bridge) é uma ferramenta que vem no SDK do Android, suponho que no Replicant também tenha.

Para o passo 1, precisa habilitar nas preferências do sistema "Instalar de fontes desconhecidas".
Para os passos 2 ou 3, precisa habilitar o modo desenvolvedor e ligar depuração USB. Se o modo desenvolvedor não aparecer nas preferências de sistema (fica escondido por padrão após a versão 4.0 do Android), ir no About e tocar no build number 7 ou 10 vezes (não lembro exatamente, mas depois de umas 4 vai aparecer uma mensagem “você está há x passos de se tornar um desenvolvedor” e decrementando).

> Pode ser OpenJDK (pro javac)?

Antigamente não funcionava, mas aparentemente isso foi corrigido e pode ser o OpenJDK, não precisa ser o da Oracle.

> Esse dex já vem com o SDK?

Sim, fica dentro de <sdk-dir>/build-tools/<version>/ e eu me enganei no nome, não é dex o executável, é dx. DEX é o nome do formato gerado.
Normalmente, para compilar em linha de comando, o ant era usado e o SDK já configura as tasks para chamar todos esses passos que citei. Escrevi “era” pq atualmente o sistema de builds preferido é o gradle, mas é o mesmo princípio.

--
Douglas Drumond