Re: [lp-br-sp] Fwd: Compartilho post da Electronic Frontier Foundation:

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: [lp-br-sp] Fwd: Compartilho post da Electronic Frontier Foundation: "Launching in 2015: A Certificate Authority to Encrypt the Entire Web"
Date: Thu, 20 Nov 2014 00:31:46 -0200

On Wed, Nov 19, 2014 at 11:59:08PM -0200, Thadeu Lima de Souza Cascardo wrote:
> Eu pretendia escrever algo mais curto sobre o assunto, mas encontrei um
> texto cuja leitura ainda não concluí, mas gostaria de sugerir para
> discussão no grupo.
>
> http://lair.fifthhorseman.net/~dkg/tls-centralization/
>
> Abraços.
> Cascardo.

E é claro: a mesma EFF sabe a merda que é o nosso modelo de confiança em
CA:

https://www.eff.org/deeplinks/2010/03/researchers-reveal-likelihood-governments-fake-ssl

É como se a EFF e a Mozilla cedessem ao "dos males, o menor",
acreditando que é melhor a falsa sensação de segurança usando HTTPS com
o modelo de CA a não ter criptografia alguma.

No entanto, 1) nada impede de utilizar criptografia hoje com um
certificado auto-assinado e adicionar no mix algo como o CertPatrol ou
Monkeysphere; 2) a Mozilla faz um browser com uma boa fatia do mercado,
o que permitiria que ela adotasse outro modelo por padrão em seus
próximos releases.

Daí, não posso aceitar a desculpa de que era a melhor opção que tinham.
Sinto muito, mas não posso dizer que estou feliz por essa iniciativa.

Abraços.
Cascardo.