Re: [lp-br-sp] Questionário sobre Desenvolvedores de Software Livre

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Questionário sobre Desenvolvedores de Software Livre
Date: Thu, 05 Feb 2015 22:20:19 -0500

On Thursday, February 05 2015, Matheus Mello wrote:

> Olá a todos!

Grande Matheus :-).

>       Como parte de minha pesquisa de Mestrado em Sociologia, "Cultura do
> Trabalho de Desenvolvedores de Software Livre", está pronto um
> questionário online, que almeja um mapeamento do campo de
> desenvolvimento de software no Brasil e como suas especificidades
> influenciam o ambiente e as condições de trabalho.

Vale também pra quem já respondeu aquele questionário pessoalmente?
:-).

>       Ao final do questionário há um espaço para apresentar dúvidas,
> críticas ou sugestões, o que também pode ser feito por e-mail. Tenho
> dúvida particularmente se a questão sobre os modelos de
> desenvolvimento de software e outra sobre tipo de licença estão
> formuladas adequadamente.

A questão sobre os modelos de desenvolvimento de software ficou bem
simples.  Tive um pouco de trabalho pra definir em qual das opções eu me
encaixava melhor.  Acabei escolhendo a "Desenvolvimento iterativo", mas
aquele comentário sobre métodos ágeis me confundiu um pouco (eu
definitivamente não uso nenhum método ágil).

Sobre as licenças, achei que você listou bem as opções.

Como um adendo:

- Assim como o Tiago, também fiquei curioso a respeito das perguntas
  sobre religião, orientação sexual, cônjuge.

- Não me sinto à vontade em colocar informações muito pessoais num
  formulário na internet (e.g., as informações acima, ou salário, etc.).
  Mesmo sabendo que você tá usando SL por trás, a gente não sabe o que o
  LimeQuery faz com os dados (i.e., temos que confiar nas palavras
  deles).  Mas isso é algo que não é fácil resolver (pensando no seu
  lado).  Acho que você vai ter que conviver com os paranóicos iguais a
  mim :-).

- Pra algumas perguntas, acho que você podia ter colocado a opção "Não
  sei".  Estou pensando especificamente nas perguntas da seção "Avalie
  as afirmações em relação a seu ambiente de trabalho a partir da
  escala:".  Nos casos em que eu não sabia como responder, acabei
  colocando "Não se aplica ao meu caso".

- Apesar de entender o motivo de você ter feito as perguntas da seção
  "Posicionamento político" do modo que fez, eu achei as respostas um
  pouco maniqueístas.  Mas entendo que num questionário (que,
  teoricamente, tem que cobrir vários assuntos de maneira rápida para
  não desencorajar contribuidores) é quase impossível discorrer sobre
  esses temas de maneira muito profunda (ainda mais quando eles, os
  temas, não são o foco principal).

- Ainda a respeito da seção "Posicionamento político", em algumas
  perguntas eu fiquei em dúvida se devia responder usando minha opinião
  sobre o que DEVE ser, ou sobre o que EU VEJO QUE É.  Por exemplo,
  minha opinião sobre o que devem ser os partidos políticos é diferente
  da minha opinião sobre o que eles são de fato.

>       O questionário utiliza o software LimeSurvey, como parte da
> iniciativa do pesquisador utilizar apenas software livre neste projeto.

Show!

GPG key ID: 0x65FC5E36