Re: [lp-br-sp] Próximo passo dos aparelhos que não são seus:

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Próximo passo dos aparelhos que não são seus:
Date: Wed, 11 Feb 2015 17:24:17 -0500

On Wednesday, February 11 2015, Luiz Antonio Izidoro wrote:

> Eu quis dizer que a população não pode abrir mão do software livre sem
> o conhecer. Da mesma maneira que não vou abrir mão de usar um objeto
> hipotético se o parafuso dele mudar de fenda para phillips se eu
> realmente não conheço os padrões nem como essa mudança me afeta.

Acho que esse exemplo simplifica muito algo que não é tão simples quanto
a mudança de um parafuso.

> Certo, apesar de perceber uma certa ironia nesse comentário.

De maneira alguma.  Eu queria muito que a gente pudesse viver num mundo
em que não precisássemos nos preocupar em ficar defendendo nossa
liberdade enquanto usuários de software, ou nossa privacidade enquanto
cidadãos.  O comentário foi mais nesse sentido: é muito bacana defender
esses ideais, e eu realmente queria poder dizer que "todo mundo pode
fazer o que quiser", mas não é assim que eu vejo o mundo hoje.  O fato
de cada vez menos pessoas compartilharem essa visão talvez signifique
que eu esteja errado :-).

> Acho que em vários contextos é mais fácil apoiar o OpenSource. E
> falando em ideais libertário, é possivelmente factível a existência do
> software livre, open-source e proprietário, ao mesmo tempo. Mas não
> trato disso, o que trato sob a ótica libertária, como escrevi mais
> abaixo, é a questão de respeitar essa existência.

Pra mim, e acredito que pra outras pessoas que defendem o Software
Livre, a existência de software proprietário não é factível.  Só queria
deixar isso claro.

> Da mesma maneira que você menciona que tem notado um erro "muito visto
> por aí", eu também percebo que há um julgamento muito forte há quem é
> contra ou desconhece o software livre (não estou dizendo que seja seu
> caso), julgamento esse de deboche e desprezo.

Isso é um problema gigante.  No fundo, somos uma comunidade composta 99%
por computeiros, e computeiro é um bicho muito ignorante quando o
assunto é "socializar" (até por isso eu acho muito legal quando vejo
pessoas de outras áreas se interessarem por SL).  Eu também já fiz
minhas cagadas por aí, e é muito difícil você perceber que alguém não se
interessa por um assunto que você sabe que é importante pra todos.  A
gente tende a dar umas patadas às vezes, é verdade.

> O meu ponto é: será que
> é justo esse julgamento? Será que as vezes não é exagerado e acaba
> mais espantando do que atraindo pessoas?

Com certeza há maneiras melhores de lidar com essas pessoas.  Por outro
lado, eu também acho muito compreensível ver a frustração de algum
ativista, porque já estive (e ainda estou!) desse lado.

> A liberdade também não é
> respeitar as opiniões ou o direito a ignorância (mesmo que proposital
> das pessoas)?

Pra mim, isso não tem a ver com liberdade: tem a ver com respeito mesmo
:-).

Além disso (e eu sei que você sabe, mas acho importante falar mesmo
assim), é importante deixar claro que o SL não tem a ver com aquele
conceito de liberdade que diz que "qualquer um pode fazer o que
quiser".  Portanto, quando alguém chega pra gente e fala:

- Mas se eu quiser usar meu sistema proprietário, eu tenho *liberdade*
  de fazer isso!!  Se você diz que defende o Software Livre, então deve
  respeitar essa minha escolha!

A pessoa já não entendeu patavinas (sempre quis usar essa palavra!)
sobre a mensagem que o movimento passa.

Falou,

GPG key ID: 0x65FC5E36