Re: [lp-br-sp] Laptop (quase) sem blobs

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Laptop (quase) sem blobs
Date: Wed, 18 Feb 2015 12:34:05 -0500

On Wednesday, February 18 2015, Matheus Mello wrote:

> No fórum do Trisquel foi travada uma boa discussão se até que ponto
> essa iniciativa traz avanços para um computador 100% livre, já que o
> protótipo se assemelha às especificações de outros computadores de
> "grandes" marcas. Alguém chegou a acusar que o protótipo se assemelha
> à estética do Mac porque foi feito numa fábrica chinesa da Apple (já
> que é costume o governo chinês fechar os olhos ou mesmo incentivar
> produtos 'piratas' indistinguíveis). Com direito às réplicas do
> [...]

Interessante...  Eu lembro que quando vi as specs, algo não me cheirou
bem (mas pode ser só paranóia minha).  Por exemplo, a questão da placa
de vídeo (levantada pelo jxself) foi algo que também me chamou a
atenção, já que nVidia é um no-no, e essa Intel me pareceu estranha.

Mesmo assim, é bom ver que tem mais gente interessada em fazer laptops
livres.

> No final uma parte gostou da nova iniciativa e outros ainda confiam mais na
> loja recomendada pelo Trisquel e pela FSF:  https://www.thinkpenguin.com/

Eu estou planejando comprar um ThinkPenguin daqui a um tempo.  Só que,
ao que me parece, a BIOS dele também não é livre, e eu não sei o quão
difícil seria instalar coreboot ali (mas também, é a única coisa
problemática na máquina).  A ThinkPenguin tem vários produtos que
possuem o selo RYF da FSF, mas o notebook não é um deles AFAIR.

BTW, as specs da máquina da ThinkPenguin são muito boas também, e o
preço é melhor do que o Librem.

GPG key ID: 0x65FC5E36