Re: [lp-br-sp] Curso de GNU/Linux para os alunos ingressantes da Unicamp

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Curso de GNU/Linux para os alunos ingressantes da Unicamp 2015 - Cheatsheet
Date: Sun, 22 Feb 2015 18:36:52 -0500

On Sunday, February 22 2015, Gabriel Krisman Bertazi wrote:

> Hehe.
>
> Era uma versão preliminar, por isso só mandei no canal para discutir
> sugestões rápidas e ainda nem versionei os fontes! Depois ia vir para a
> lista.  Mas vamos lá :)

Eu imaginei que você fosse comentar depois, mesmo :-).  Mas enfim, já
que a thread foi iniciada...

A primeira coisa que eu notei é que o Cheat Sheet está em inglês.  Acho
que uma versão em pt_BR seria mais indicada pra entregar pros bixos.
IOW, acho legal *também* ter uma versão em pt_BR, além da versão em
en_US.

> [...]
> seção de notação.  Por fim, pelos outros exemplos e diversas linhas de
> "Usage" é possível entender que "man <cd>" não é correto.  Se você pegar
> alguns reference cards do projeto GNU, eles usam notação similar,
> trocando <> por [], sem explicar a notação.
>
> Da wikipedia, sobre "Cheat Sheets":
>
> "In more general usage, a "cheat sheet" is any short (one or two page)
> reference to terms, commands, or symbols where the user is expected to
> understand the use of such terms but not necessarily to have memorized
> all of them. Many computer applications, for example, have cheat sheets

É...  Apesar de eu também ser chato com notação, concordo que, num cheat
sheet, fica meio complicado colocar uma parte de explicação da notação
(apesar de que não é impossível).  No entanto...

> Nesse caso, pela própria explicação do texto, pode-se perceber que são
> coisas diferentes. Nesse caso, ../dir não é uma variável a ser
> substituída, mas um exemplo.  Talvez fique confuso mesmo, vou colocar
> essa linha adaptada como Usage.

Concordo que o certo aqui seria:

  $ cd ../<dir>

Porque você já havia usado <dir> no exemplo de cima.

> O dd é citado nas Quick Tips como dica para gravar imagens de GNU.  Ele
> precisa ficar!  Por qual motivo você quer removê-lo?

O Raniere pode explicar melhor, mas acho que o motivo é que é um comando
"avançado".  Eu tendo a concordar com isso...

Nesse exemplo que você deu (de gravar imagens ISO), o usuário precisa
ser root (ouch!), e ele precisa especificar o device onde a imagem vai
ser gravada (ouch!!).  Nessa hora, um /dev/sda ao invés de /dev/sdb pode
ferrar com tudo.

--
Sergio
GPG key ID: 0x65FC5E36