Re: [lp-br-sp] Curso de GNU/Linux para os alunos ingressantes da Unicamp

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Curso de GNU/Linux para os alunos ingressantes da Unicamp - Sugestões para slides
Date: Mon, 23 Feb 2015 15:13:17 -0500

On Monday, February 23 2015, Raniere Silva wrote:

> Alguns comandos cabem na aula de compilação, e.g.
>
> -   mkdir
> -   rm/rmdir
> -   cp/mv
> -   cat/head/tail
> -   man

Mas se é aula de compilação, não vejo motivo de ensinar cat/head/tail,
por exemplo.  Se a aula de compilação acontecer depois da aula de shell,
eles já vão ter visto esses exemplos; se acontecer antes, eles vão ver.
Se a gente misturar as duas aulas, acho que vamos acabar não ensinando
nada muito bem :-).

> Algo que eu fiz uma vez atrás e o feedback dos alunos foi positivo
> é organizar um diretório utilizando a linha de comando.
> E.g. você tem um trabalho em HTML que está todo desorganizado
> porque todos os arquivos (HTML, CSS, IMG, ...) estão na mesma pasta.
> Durante a aula esse diretório vai ser organizado de forma a ficar
> bem estruturado:
>
>     ./
>     +- css
>     +- img
>     +- js
>     +- pdf
>     +- index.html

Entendi seu ponto: você sugere uma aula "temática", com um problema a
ser resolvido, ao invés de simplesmente fazer uma lista de comandos.

É uma idéia que eu lembro de aparecer desde quando me envolvi com as
aulas de GNU/Linux, mas que raramente conseguimos implementar.  Acho que
o problema básico criar um exemplo que consiga cobrir todos os comandos
que queremos ensinar.  Mas claro, um jeito fácil de fazer isso é criar
vários exemplos pequenos...

Já que você tá no gás de sugerir melhorias, o que acha de bolar uns
exemplos pequenos (tipo esse que você usou acima) e que consigam cobrir
vários comandos e conceitos?

> É revisado vários dos comandos da aula de compilação
> e apresentar outros como greg, ... e o find.

Só pra reforçar: eu acho que a aula de compilação tem que se concentrar
em mostrar a...  compilação :-).  I.e., não ficar apresentando um monte
de comandos shell.

Falou,

GPG key ID: 0x65FC5E36