Re: [lp-br-sp] [LHC] FLISOL em Campinas

From: Ricardo Panaggio
Subject: Re: [lp-br-sp] [LHC] FLISOL em Campinas
Date: Wed, 25 Mar 2015 21:37:45 -0300

On 03/25/2015 11:05 AM, Cláudio Sampaio wrote:

> [...]
> a cada vez mais perde adeptos e mindshare exatamente por causa dessa
> intolerância, dessa insensibilidade em entender as "outras liberdades de
> software" necessárias para os usuários leigos, de entender que diferentes
> softwares (ou protocolos ou hardwares) proprietários têm impactos negativos
> de natureza e intensidade diferentes, em caluniar iniciativas de
> profissionais do software livre que contribuem para o enriquecimento do
> ecossistema e em geral parecer cada vez mais com um movimento jihadista que
> usa de uma moralidade deontológica absoluta que não permite balanço ou

Até onde eu entendi, você se opõe ao trabalho daqueles que estão
propondo que tenhamos mais software livre no FLISOL. A "remoção", que na
verdade é uma sugestão, é uma tentativa de promover apenas software
livre no FLISOL, deixando de fazer propaganda de softwares que violam a
liberdade dos seus usuários e algumas vezes até dos contribuidores em
muitos níveis e situações. Mas não vi nada no seu e-mail dizendo que se
opõe ao evento acontecer nos moldes que foi proposto, muito menos nos
possíveis locais propostos.

E se você realmente se opuser ao que foi proposto para o evento, eu
realmente espero que isso seja apenas um e-mail de "revolta" (digo entre
aspas porque me parece uma revolta sem causa), e que o evento possa
correr bem (sem a ajuda de quem for contra, se for o caso, claro).

> Segue um screenshot do "maligno facebook" contendo argumentos em uma
> discussão sobre esse assunto.

Essa cópia de tela contém só mimimi. O argumento é o mesmo de sempre,
furado como nunca. Acredito que você já deve ter lido muito por aí sobre
como esse texto é só mimimi. Isso inclui esse meu e-mail e outros nessa
thread, e também textos muito maiores e mais completos, como o recente
texto do próprio Oliva
<http://www.fsfla.org/blogs/lxo/pub/flisol-exemplar>. Que por sinal,
também foi enviado para essa lista.

Tudo aqui se resume apenas a coerência. A sugestão da organização do
FLISOL é que sejamos mais coerentes. O que, na minha opinião, é a melhor
sugestão já dada por um evento do porte do FLISOL. Sonho com o dia que
conseguiremos fazer o FISL, Latinoware e afins serem mais coerentes e
promoverem coerência.

Fico impressionado como quem defende SL de verdade virou vilão e aqueles
que defendem software de código aberto e "liberdade de uso" (que não faz
sentido algum) são os mocinhos, mesmo dentro de um grupo pequeno e
focado como o LP.

--
Ricardo Panaggio