Re: [lp-br-sp] [LHC] FLISOL em Campinas

From: Alexandre Oliva
Subject: Re: [lp-br-sp] [LHC] FLISOL em Campinas
Date: Fri, 27 Mar 2015 12:14:36 -0300

On Mar 25, 2015, Cláudio Sampaio <address@hidden> wrote:

> Eu me oponho a qualquer endurecimento ou radicalização deste movimento
> que a cada vez mais perde adeptos e mindshare exatamente por causa
> dessa intolerância,

Eu queria me concentrar nesse ponto, porque tenho exatamente a impressão
contrária: o movimento perde adeptos e mindshare justamente porque tem
sido diluído e enfraquecido pela difusão cada vez maior de software
privativo de liberdade misturado com Livre.  Isso gera uma dissonância
cognitiva que, para quem chega a refletir sob o assunto sob a égide de
uma dependência pessoal em software privativo de liberdade, leva a
escolher o lado que está atropelando os demais, ou se dando por vencido,
ou de outras formas abandonando pelo menos o lado não-hipócrita do
movimento.  É assim que eu vejo e compreendo o desmoronamento do movimento.

Como é que você sustenta sua tese de que a perda de adeptos e mindshare,
no movimento cada vez mais diluído, se dá por conta do endurecimento ou
radicalização?  Você realmente sente o movimento indo na direção de
endurecimento ou radicalização?  Tipo, desenha pra mim, por favor? :-)

Obrigado,

Saudações Livres,

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer