Re: [lp-br-sp] Revisão de texto de palestra sobre introdução à filosofia

From: Adriano Rafael Gomes
Subject: Re: [lp-br-sp] Revisão de texto de palestra sobre introdução à filosofia do Movimento Software Livre
Date: Sat, 4 Apr 2015 22:10:21 -0300

On Sat, Apr 04, 2015 at 08:52:54PM -0300, Rafael Raposo wrote:
> Adriano,
>
> Parabéns pela iniciativa, acho muito escassa essa abordagem aqui pelo
> RJ, pois os eventos são meramente técnicos. Embora converse muito com
> outras pessoas de outras áreas (humanas) sobre SL, não dá pra
> levá-los a um evento meramente técnico de SL.

Rafael, obrigado pelos comentários. Caso você tenha vontade de
apresentar aí a palestra que estamos montando, ou algo parecido, por
favor, fique à vontade.

> Uma questão que não entendo muito bem (não que esteja errado), é
> porquê chamam de "filosofia". Acho que o movimento do SL é mais
> político que filosófico (pode ser que me falte conhecimento nesse
> sentido de filosófico, aí talvez fosse bom acrescentar à palestra). O
> Stallman naquele documentário (In)proprietário diz que "Software
> livre é um movimento político para a liberdade de usuários de
> computadores". A mim me agrada mais chamar de movimento político que
> filosófico, embora como a FSF mesmo tenho o link sobre "filosofia".

Sobre isso, vou aguardar alguém explicar, porque eu não sei. Eu apenas
usei o mesmo termo que ouço há anos e vem daqui:
http://www.gnu.org/philosophy/philosophy.html

> OBS.: costumo usar o pad.riseup.net para textos colaborativos, se
> servir de dica.

Obrigado pela dica. :-)