Re: [lp-br-sp] Revisão de texto de palestra sobre introdução à filosofia

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Revisão de texto de palestra sobre introdução à filosofia do Movimento Software Livre
Date: Sun, 05 Apr 2015 00:34:09 -0400

On Saturday, April 04 2015, Adriano Rafael Gomes wrote:

> Você está coberto de razão. A forma que usei dificulta mesmo a revisão,
> mesmo que a intenção não fosse essa. Eu queria apenas adiar a
> disseminação do documento até que a revisão estivesse completa, mas
> usei um mecanismo ineficaz.

Tranquilo.  Eu particularmente não acho necessário "adiar a
disseminação"; gosto da troca de conhecimento e experiência que ocorrem
quando a gente começa a discutir cedo um assunto :-).

> Note que estou atualizando a versão disponível no link original, e os
> anexos ficarão desatualizados eventualmente.

Já considerou usar um repositório pra controlar as versões?  Seria uma
ferramenta ótima no seu caso, e não é tão difícil quanto as pessoas
pensam.

> Introdução à Filosofia do Movimento Software Livre
> Adriano Rafael Gomes, address@hidden
> 04 de Abril de 2015, versão 1
> %!encoding: UTF-8
> %!target: html

Acho que meu primeiro comentário aqui seria: coloque uma licença livre
no documento.  Por exemplo, Creative Commons
<https://creativecommons.org/> ou GNU Free Documentation License
<https://www.gnu.org/copyleft/fdl.html> são as indicadas no seu caso.

É importante criar esse hábito de licenciar seu trabalho com uma licença
livre sempre, porque esse é o primeiro passo que devemos tomar pra
efetivamente colocar o Software Livre em prática.

> [...]
> Livre.
>

> + Introdução +
>
> Quando participamos de um evento de Software Livre, geralmente vemos uma
> grande
> quantidade de palestras técnicas. Palestras técnicas são legais porque ensinam
> como usar os diversos programas livres que temos à disposição, e é importante
> saber usar os programas para podermos realizar bem as nossas tarefas.
>
> Mas a parte técnica, embora legal e importante, não é tudo. Muitos dos
> programas livres que usamos só existem porque há uma filosofia que motivou que

Depois vou responder melhor a mensagem do Rafael, mas aqui eu acho
interessante mencionar que não é só a filosofia que motivou o
desenvolvimento dos Softwares Livres.  Eu gosto de definir o Software
Livre como um movimento técnico, social, filosófico e político (não
necessariamente nessa ordem de relevância).

> [...]
> que
> os usuários conheçam tanto a parte técnica, para usarem bem os programas,
> quanto a parte filosófica, para compreenderem o valor da Liberdade de
> Software.
>

> + Por onde começar? +
>

> ++ A filosofia por último ++
>
> Uma forma de conhecer o Software Livre é começar aprendendo a parte técnica
> primeiro e, eventualmente, depois de gostar dos programas, conhecer a
> filosofia. Essa forma é um pouco fraca, pois se você deixar para conhecer a
> filosofia por último, poderá abrir mão da liberdade no meio do caminho.

Não sei se entendi essa conclusão de que "... se você deixar para
conhecer a filosofia por último, poderá abrir mão da liberdade no meio
do caminho".  Como assim?  Quer dizer que a pessoa pode achar, no meio
do aprendizado, que aquele movimento "não a representa" e "desencanar"?

> [...]
> dificilmente você abrirá mão da sua liberdade.
>
> ```
> +------------+  +------------+  +------------+     /\
> +------------+  +------------+  +------------+   /    \
>       ^               ^               ^         /_    _\  = FORTE!
>       |               |               |           |  |
> +--------------------------------------------+    |  |
> |                 Filosofia                  |    |  |
> +--------------------------------------------+    |__|
>
> ```
>
> Valorizar a filosofia do Movimento Software Livre é o que fará você permanecer

Legal, concordo que no mundo ideal as pessoas deveriam entrar em contato
com a motivação primeiro, e depois partir pro uso dos softwares que
representem aquilo que ela aprendeu.  Mas eu me arrisco a dizer que na
grande maioria dos casos não é isso que acontece (não foi comigo, e
tenho quase certeza de que não foi com ninguém do grupo também).  Por
esse motivo, eu acho que esses dois capítulos são meio "wishful
thinking"...  Não digo pra você retirá-los; só queria fazer esse
comentário pra ver o que você acha.

> + O que é Software Livre? +
>
> Software Livre é software que respeita a liberdade do usuário.
>
> O oposto de Software Livre é software não-Livre, que não respeita a liberdade
> do usuário.

Essa explicação infelizmente está muito incompleta.  Se eu estivesse na
sua palestra (ou lendo esse documento) e não soubesse absolutamente nada
sobre SL, eu iria chegar até esse slide e continuar sabendo
absolutamente nada!

Acho essencial você expandir esse capítulo com as 4 liberdades do
Software Livre, e explicar (sucintamente?) o que cada uma dessas
liberdades faz pra defender o usuário de software.

Quando eu faço uma palestra sobre SL, eu *sempre* faço a correlação

  "SL <-> Respeito"

Eu também costumo brincar dizendo que eu provavelmente teria batizado o
movimento de "Software Respeitoso", ao invés de Software Livre, porque
eu acho que se a gente puxar o argumento pro lado do "respeito" fica
muito mais natural (e, até certo ponto, menos polêmico) explicar por que
o movimento é importante.

Se estiver interessado, eu fiz um post sobre o "Software Respeitoso" (em
inglês) aqui:

  <http://blog.sergiodj.net/post/2014-10-15-respectful-software/>

Não escrevi tanto sobre a questão da nomenclatura, mas ainda assim acho
que explica melhor a idéia que mencionei acima.

> [...]
> +-------------+     +----------+     +---------+
>                          |           +---------+
>                          +---------> | usuário |
>                                      +---------+
> ```
>
>     - Com Software Livre, os usuários controlam o programa, e o programador
> não
>       controla os usuários:
>
> ```
>                                      +---------+
>                          +---------- | usuário |
>                          |           +---------+
> +-------------+     +----------+     +---------+
> | programador | --> | programa | <-- | usuário |

Pode ser que esses diagramas sejam um pouco confusos pra quem não tem
conhecimento prévio sobre o movimento.  Pode dar a impressão de que
"controlar o programa" é algo que dá pra fazer "de cara", mas obviamente
são necessárias habilidades específicas pra exercer esse controle de
maneira completa.  Acho legal explicar melhor esse controle, talvez sob
a ótica da liberdade do usuário em não depender de apenas um programador
(que provavelmente nem é conhecido do usuário), e de ter acesso ao
código-fonte (ou à "receita") do programa.

Uma outra confusão que pode rolar por conta do termo "controlar o
programa" é o seguinte: se eu não entendesse nada de Software Livre, eu
provavelmente iria ter certeza de eu controlo todos os programas que eu
uso.  Ou seja, eu não entenderia por que você está dizendo que eu não
controlo os programas; essa confusão existiria porque você não explicou
direito o que é, de fato, "controlar um programa" (ou "ser controlado
por um programa").

> [...]
> ```
>
>     - Com Software Livre, os usuários formam uma comunidade:
>
> ```
> +---------+       +---------+       +---------+
> | usuário |<--+-->| usuário |<--+-->| usuário |
> +---------+       +---------+       +---------+
>      ^                 ^                 ^
>      |                 |                 |
>      +                 +                 +       = comunidade
>      |                 |                 |
>      v                 v                 v
> +---------+       +---------+       +---------+
> | usuário |<--+-->| usuário |<--+-->| usuário |

Acha necessário colocar esses diagramas?  :-)

> ++ As quatro liberdades essenciais ++
>
> Para que os usuários controlem e compartilhem o software, é necessário que
> sejam respeitadas quatro liberdades essenciais dos usuários.
>
> São estas as quatro liberdades essenciais que devem ser respeitadas para o
> software ser qualificado como Livre:
>
>     - Liberdade 0: executar o programa
>     - Liberdade 1: modificar o programa
>     - Liberdade 2: copiar o programa
>     - Liberdade 3: distribuir cópias da sua versão modificada do programa

Aha, legal, aqui embaixo você explica as 4 liberdades.  Então talvez
seja o caso de reorganizar os capítulos, porque aquele lá de cima
precisa de mais esclarecimentos, sem dúvida...

> [...]
> tem liberdade de executar o programa para qualquer tarefa ou propósito que
> queira, sem ter que comunicar ou pedir autorização ao desenvolvedor do
> programa
> ou a qualquer entidade. É o propósito do usuário que importa, e não o
> propósito
> do desenvolvedor do programa.
>

> +++ Liberdade 1: modificar o programa +++
>
> A Liberdade 1 é a liberdade de estudar como o programa funciona, e de
> modificar
> o programa para que ele funcione como você quiser. Ter acesso ao código fonte

Eu sempre escrevi "código-fonte" com hífen.

> do programa é um pré-requisito para essa liberdade.
>
> A liberdade de modificar o programa é importante para que você possa controlar
> individualmente o que o programa faz e possa adaptá-lo para que ele atenda as
> suas necessidades.
>
> Se você não souber ou não quiser fazer as modificações você mesmo, você poderá
> convencer alguém a fazer as modificações para você e, ainda assim, controlar o
> que o programa faz.

Acho que removeria esse "controlar o que o programa faz", pelos motivos
que expliquei acima: é uma frase meio confusa, que pode gerar mais
dúvidas do que certezas...

> [...]
> modificações feitas por você, e vice-versa, ou seja, você receber as
> modificações que a comunidade distribuir. Ter acesso ao código fonte do
> programa é um pré-requisito para essa liberdade.
>
> Mesmo para um excelente programador de computadores é impossível conseguir
> fazer sozinho todas as modificações necessárias nos diversos programas que
> usa,
> porque isso seria um trabalho imenso devido à enorme quantidade de programas
> livres existentes. Por isso, é importante ter a liberdade de colaborar com os

Não tenho certeza absoluta, mas eu acho que esses capítulos explicando o
que é SL poderiam ser movidos lá pra cima...

> + Porque é importante o usuário ter controle sobre o software? +
>
> Considerando que:
>
>     - Programas de computador são obras com propósitos práticos, ou seja,
>       usamos os programas de computador para realizar as nossas tarefas.
>
>     - Liberdade significa você próprio estar no controle das suas ações, ao
>       invés de estar sujeito ao controle de outra pessoa.
>

> Se conclui que:

Eu trocaria por "Conclui-se que:".

>     - Para ser livre, você precisa estar no controle de cada tarefa que você
>       realiza usando programas de computador. Para tanto, você deve ter
>       controle sobre cada um dos programas que você usa para realizar cada uma
>       das suas tarefas. Do contrário, quem controla o que o programa faz e,
>       consequentemente, como é feita a sua tarefa não é você, mas sim o
>       desenvolvedor do programa.

Acho legal reforçar aqui que, mesmo que você não saiba programar e não
pretenda tornar-se um programador, você pode escolher confiar em um
amigo programador (e/ou na comunidade que desenvolve o Software Livre)
para saber que aquele programa faz o que você espera que ele faça.

Estou tentando antecipar perguntas do tipo:

  "Mas se eu não sou programador, e se eu não tenho intenção nenhuma de
  aprender a programar, será que isso não significa que eu sempre
  estarei à mercê da vontade de ALGUM programador?"

> [...]
>       conhecimento humano no qual nós, que temos conhecimento técnico na área,
>       temos condições de agir para transformar a situação e eliminar essa
>       injustiça, escrevendo Software Livre para substituir todo o software
>       não-Livre ainda existente.
>
>     - O terceiro motivo é que a quantidade de atividades humanas que são
>       realizadas com uso de software está aumentando com o passar do tempo e
>       com o avanço da tecnologia, aumentando também o alcance da injustiça
>       sobre os usuários quando as tarefas são realizadas usando software

Eu colocaria esse motivo em primeiro lugar!

> [...]
>                              +-------+--------+
>                 +--------------+-----+------+-------------+
>                 |              |            |             |
>                 |              |            |             |
>            ############  #############  ##########  ###############
>            # Executar #  # Modificar #  # Copiar #  # Distribuir  #
>                                                     # modificadas #
> ```
>

> + Para saber mais +
>
> Para saber mais a respeito da filosofia do Movimento Software Livre, acesse

No mais, parabéns pelo documento.  Acho que está indo no caminho certo:
com uma linguagem fácil de entender, mas sem perder a força da mensagem.

Abraços!

GPG key ID: 0x65FC5E36