Re: [lp-br-sp] Ajuda Software Livre!

From: Raniere Silva
Subject: Re: [lp-br-sp] Ajuda Software Livre!
Date: Tue, 21 Apr 2015 12:54:37 -0300

Olá Luis,

> Eu tenho um programa para detecção de motifs
> e decidi torná-lo software livre.
>
> http://www.ft.unicamp.br/docentes/meira/accmotifs/

=)

> Entendo que, num primeiro momento,
> bastaria eu colocar a licença GPL dentro de cada arquivo fonte
> e disponibilizar no site.

Tomando como base
http://www.ft.unicamp.br/docentes/meira/accmotifs/AccMotifs_10_July_2014.zip:

1.  Disponibilize o código fonte,
    i.e. os arquivos *.java.

    O arquivo *.jar disponibilizado só possui arquivos *.class
    que é uma versão compilada/minificada dos *.java.
2.  Adicione uma nota sobre a licença em cada um dos arquivos *.java.
3.  Adicione um arquivo chamado LICENSE na raiz do projeto
    indicando a licença.
4.  Se desejar,
    também mencione a licença no README.

Software livres também devem ter uma documentação livre. =)

> Só que eu não tenho certeza em relação aos detalhes...

Olhando em http://www.ft.unicamp.br/docentes/meira/accmotifs/
eu reparei que esse já é um projeto existente que foi desenvolvido por

-   Luis A. A. Meira,
-   Vinícius R. Máximo,
-   Álvaro L. Fazenda, e
-   A. F. da Conceição.

Você precisa da autorização de todos os desenvolvedores
para poder alterar a licença.
Preferencialmente por escrita com firma registrada em cartório
para você se resguardar de qualquer problema.

Qualquer dúvida só avisar.

Raniere