Re: [lp-br-sp] Ajuda Software Livre!

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Ajuda Software Livre!
Date: Tue, 21 Apr 2015 13:51:41 -0400

On Tuesday, April 21 2015, Raniere Silva wrote:

> [...]

Isso é ótimo, Luis!  Parabéns!

Gostaria de expandir as informações providas pelo Raniere.

> Tomando como base
> http://www.ft.unicamp.br/docentes/meira/accmotifs/AccMotifs_10_July_2014.zip:
>
> 1.  Disponibilize o código fonte,
>     i.e. os arquivos *.java.

Se o programa precisar de algum outro código que não seja um arquivo
Java, você *também* deve disponibilizar esse código.  Além disso, é
muito importante disponibilizar informações sobre como construir o
software, seja pela distribuição de scripts (que também devem ser
licenciados como Software Livre), ou por uma documentação livre
explicando isso.

> 2.  Adicione uma nota sobre a licença em cada um dos arquivos *.java.
> 3.  Adicione um arquivo chamado LICENSE na raiz do projeto
>     indicando a licença.
> 4.  Se desejar,
>     também mencione a licença no README.

Luis, você provavelmente não tem dificuldades com inglês, então
recomendo que você leia:

  <https://www.gnu.org/licenses/gpl-howto.html>

Esse é o guia oficial do projeto GNU sobre como utilizar a licença GPL
no seu programa.  Ele já contém os excertos necessários que você precisa
colocar nos cabeçalhos dos arquivos, e instruções detalhadas sobre
outras partes.  Sinta-se à vontade para enviar suas dúvidas pra gente,
caso você não tenha entendido algo.

> Software livres também devem ter uma documentação livre. =)

Sim, e uma ótima licença para documentação é a GNU FDL.  Um guia simples
sobre como utilizá-la nos seus documentos é:

  <https://www.gnu.org/licenses/fdl.html#addendum>

> Olhando em http://www.ft.unicamp.br/docentes/meira/accmotifs/
> eu reparei que esse já é um projeto existente que foi desenvolvido por
>
> -   Luis A. A. Meira,
> -   Vinícius R. Máximo,
> -   Álvaro L. Fazenda, e
> -   A. F. da Conceição.
>
> Você precisa da autorização de todos os desenvolvedores
> para poder alterar a licença.
> Preferencialmente por escrita com firma registrada em cartório
> para você se resguardar de qualquer problema.

Essa parte é importante.  Eu particularmente não sei se iria reconhecer
firma em cartório, mas é legal fazer por escrito mesmo.

Inclusive, mesmo depois que você licenciar o software utilizando uma
licença livre (seja ela qual for), você ainda terá que obter a
autorização deles caso deseje atualizar ou alterar a licença novamente.
Isso não é uma característica de licenças livres: isso acontece por
conta das leis de copyright.

Ainda mais um lembrete, que já está escrito no guia que recomendei
acima, mas não custa reforçar: quando você for licenciar seu programa
utilizando a GPL, você deve colocar no cabeçalho de todos os arquivos a
linha de "Copyright" para cada autor.  Por exemplo:

  Copyright (C) 2013-2015 Fulano de Tal
  Copyright (C) 2012-2015 Beltrando de Tal
  Copyright (C) 2015 Cicrano de Tal

Você também pode relicenciar as versões antigas do programa (recomendo
isso), e liberar o código delas também!

Se tiver mais alguma dúvida, sinta-se à vontade pra perguntar.  A melhor
coisa é ajudar um software a ser libertado!

Abraços,

GPG key ID: 237A 54B1 0287 28BF 00EF  31F4 D0EB 7628 65FC 5E36