Re: [lp-br-sp] Repositórios para software livre

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Repositórios para software livre
Date: Sat, 02 May 2015 22:04:58 -0400

On Saturday, May 02 2015, Tulio Magno Quites Machado Filho wrote:

> Alguns dias atrás tive uma conversa com 2 Gabriels (krisman e gftg) sobre um
> serviço para armazenamento de repositórios git cujo o próprio software seja
> livre e que armazenasse apenas software livre.
>
> Na hora não lembrei a URL, mas finalmente o encontrei: https://notabug.org/

Valeu pelo e-mail.

Essa conversa tem ido e vindo várias vezes durante as últimas semanas,
desde que o gitorious foi pro beleléu.

O notabug foi também citado várias vezes, e eu particularmente vejo o
software como a melhor opção atualmente pra self-hosting (isso é, se
você curte essas interfaces bombadas; senão um cgit tá ótimo!).  Como um
serviço, me parece que eles também são a melhor opção.  O gitlab tem
aquele velho problema (IMNSHO) de oferecer a versão proprietária e a
livre (crippleware; open core), e com isso fica complicado apoiar um
serviço desses.  Inclusive, o serviço oferecido em gitlab.com roda a
versão Enterprise (segundo <https://about.gitlab.com/gitlab-com/>), ou
seja, você vai estar usando software proprietário.

> O serviço é baseado no http://gogs.io/ , cuja licença é MIT, mas que parece
> ser mantido no GitHub.  O_o

Isso é estranho, mesmo.  Além do mais, o código é todo permissivo, sendo
que o notabug tem muito código copyleft, conforme você citou.

GPG key ID: 237A 54B1 0287 28BF 00EF  31F4 D0EB 7628 65FC 5E36