Re: [lp-br-sp] RetroShare

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: [lp-br-sp] RetroShare
Date: Fri, 3 Jul 2015 18:23:21 -0300

On Fri, Jul 03, 2015 at 07:09:26AM -0300, Tulio Magno Quites Machado Filho
wrote:

> Sim. Já usei.
> Eu o achei bem completo e bem interessante.
> Muitas funcionalidades, mas eu precisava de uma alternativa móvel.

> Hj eu tenho usado mais o Kontalk.
> Funciona bem. É uma alternativa interessante para comunicação móvel apesar
> da falta de funcionalidades.
> Porém, ao contrário do Cascardo, prefiro algo q não use XMPP.
> Acho importante descentralização + P2P.

Eu também prefiro algo P2P. XMPP não é centralizado, é federado. Há 10
anos atrás, escrevi um programa de testes que usava boa parte do
protocolo XMPP, mas conectava diretamente aos pares (P2P), e os
encontrava usando "pares em comum" (F2F), mais um cache.

Defendi muito XMPP perante as alternativas centralizadas muito usadas na
época, como MSN e ICQ.

Mas muito importante também é um protocolo bem documentado e
padronizado, para permitir interoperabilidade. Uma única implementação
de um "protocolo", sem documentação, dificulta novas implementações,
dificulta interoperabilidade, e não há garantias de quando e quanto o
protocolo será quebrado em futuras versões. Vale fazer assim nas
primeiras iterações, mas em algum momento cedo, o protocolo precisa ser
documentado, outras entidades envolvidas em discussões sobre
interoperabilidade e padronização, em um processo de governança aberto.
A entidade em que mais confio para ser esse fórum é a IETF, e XMPP
adotou esse nome apenas quando se tornou um padrão IETF, com RFC
publicado.

Quanto ao Kontalk, o problema dele é justamente centralizar um protocolo
federado. Ao troco de ser mais conveniente ao usuário, que não precisa
lembrar senha, guardar chave, saber ID nem nada. Ele utiliza o número de
telefone da rede PSTN, GSM, o que eu questiono bastante também. Mas como
cliente XMPP, e integração com os contatos, ele é um ótimo cliente
Jabber. Talvez valha a pena fazer um fork para fazê-lo funcionar como
cliente Jabber para qualquer servidor. Uso o termo Jabber e não XMPP,
porque, infelizmente, o padrão XMPP foi adotado por vários silos, com
suas extensões proprietárias e tal. Uso Jabber para me referir à rede
federada que utiliza XMPP, sem extensões proprietárias, permitindo
clientes que implementem boa parte do padrão a se conectar a qualquer
servidor da rede.

Abraços.
Cascardo.