Re: [lp-br-sp] Fwd: RetroShare

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: [lp-br-sp] Fwd: RetroShare
Date: Fri, 3 Jul 2015 18:32:43 -0300

On Fri, Jul 03, 2015 at 06:21:45PM -0300, edson duarte wrote:

> não gostei desse (tive problemas que já não lembro mais).

> prefiro p2p também.

> instalei mas não acho que me será útil, a maior parte dos contatos que
> tenho não estão interessados nos problemas de software privativo e por
> isso tenho usado mais o TextSecure que é mais fácil para eles só
> instalarem da Play Store e mesmo assim muitos ainda reclamam sobre ter
> um programa só para falar comigo.

Eu enfrentava e continuo enfrentando o mesmo problema já tem uns 12, 13
anos, desde quando passei a usar Jabber (que ainda não era XMPP).

> eu acho construtiva a oferta de diversas opções para escolhermos mas
> ao mesmo tempo acho isso muito dispersivo pois sempre aparece um novo
> projeto que tem funcionalidade X melhor que outro projeto e precisamos
> aprender 1234 maneiras de usar 341 programas :/

Isso é resolvido com padronização. Mas aí vem o típico problem já
mostrado por XKCD (http://xkcd.com/927/). O Jabber resolvia isso também
com os transports/gateways. O suporte ficava no servidor para você
conversar com pessoas de outros protocolos. Hipoteticamente, ajuda
bastante a convencer as pessoas a saírem dos seus silos e migrarem pouco
a pouco pro Jabber.

> não tenho ideia se outros pensam isso ou como resolvem esse problema
> mas eu estou bem cansado dessas coisas... hoje falo que uso TextSecure
> e respondo email e ignoro quando me perguntam quando vou voltar para o
> programa Z, não adianta explicar para quem não quer ouvir.
>

> e sobre o retroshare, eu perguntei porque um amigo demonstrou
> interesse e eu achei bem interessante mas com uma quantidade absurda
> de coisas.

O problema poderia ser resolvido com a adoção de um protocolo nativo
como um já existente (eu gosto do SecureShare e do Twister) e criando
gateways para os demais protocolos. Vale um librecode!

Abraços.
Cascardo.