Re: [lp-br-sp] Modelos de negócios baseados em Software Livre

From: Raniere Silva
Subject: Re: [lp-br-sp] Modelos de negócios baseados em Software Livre
Date: Wed, 15 Jul 2015 21:49:19 -0300

Olá Tiago,

> O assunto ressurgiu pra mim recentemente.
> Eu tinha lido um artigo de mau gosto (para dizer o mínimo) na ComputerWord,
> que acabou sendo compartilhado no BR-(GNU/)Linux e eu também acabei lendo
> uma meia dúzia de comentários tolos. Por isso hoje acabei tão instigado a
> discutir o assunto.

Eu dei uma olhada diagonal no texto da ComputerWord.
Em resumo, o texto defende que

    "desenvolvedores de software adeptos ao modelo (open source)
    olhem alternativas para mover suas ofertas rumo à nuvem"

e a justificativa é que utilizando a nuvem é mais fácil lucrar com o seu
negócio.
O motivo é simples, com a nuvem é fácil você obrigar o usuário a pagar uma
pequena quantia mensal para utilizar o serviço baseado em código aberto
que dá muito trabalho para ser configurado.

Vamos para um exemplo.
Os desenvolvedores do LibreOffice colocam bastante energia para compilá-lo em
diferentes arquiteturas e empacotá-lo em várias distribuições GNU/Linux.
Uma vez que esse trabalho foi feito fica muito difícil convencer o usuário final
a pagar 12 reais anuais (ou 1 real mensal) para utilizar o LibreOffice
porque ele só precisa do binário que pode conseguir com um colega de graça
porque é software aberto e que vai funcionar sem nenhuma limitação.
Já se o LibreOffice fosse um serviço nas nuvens seria super fácil
convencer o usuário final a pagar os mesmos 12 reais anuais (ou 1 real mensal)
porque se ele não pagar

-   ele não consegue mais usar o serviço,
-   ele perde os dados que estava hospedados no serviço,
-   ele vai gastar muito mais tempo e dinheiro para configurar um servidor
    próprio, ...

E o mesmo vale para corporações públicas ou privadas.
Você não vai conseguir que o governo brasileiro doe R$10^3
para a The Document Foundation porque eles podem pegar o LibreOffice de graça.
Mas você vai conseguir que o mesmo governo brasileiro pague R$10^5
para a The Document Foundation oferece uma conta "gratuita" para todos os alunos
de universidades federais.

> Nas diversas conversas que eu vi nessa lista e nos canais do IRC já foram
> citados diversos modelos de negócios relacionados a software privativo, como
> por exemplo, freemium, crippleware, freeware e etc. Mas eu particularmente
> não conheço os modelos positivos, aqueles que são baseados em Software
> Livre.
>
> Quando eu penso em Software Livre me vêm logo a cabeça a prestação de
> serviços, como por exemplo, suporte técnico, consultoria, treinamento,
> personalização de um SL e etc. Mas o que mais há?

O carro chefe é a prestação de serviço em suas várias faces,
i.e. suporte técnico, consultoria, treinamento, personalização, ...
Acredito a variável é o público que você pretende atender
e como convencê-lo de que ele precisa do seu serviço.

Att,
Raniere